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Psicologia do Desenvolvimento, gêneros e sexualidades: um estudo da influência de epistemes feministas na produção científica de teses e dissertações em Psicologia no Brasil

Processo: 18/10589-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Alexandra Rosin Botan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Gêneros (grupos sociais)   Sexualidade   Feminismo   Bases de dados   Produção científica   Revisão sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemes feministas | gêneros | produção científica | psicologia do desenvolvimento | Sexualidades | Gêneros e Sexualidades

Resumo

Este trabalho busca mapear e problematizar a produção da Psicologia do Desenvolvimento, considerando as contribuições dos estudos feministas neste campo. Para tanta parte de um desenho de pesquisa que se vale da revisão sistemática de literatura para levantar e analisar as influências feministas na produção brasileira da Psicologia do Desenvolvimento. Para isso, serão levantados em bases da dados digitais on-line (Scielo, Capes, Google Schoolar, PsycInfo) e analisados os artigos de periódicos brasileiros, dissertações e teses da área de psicologia e, especialmente, da área de Psicologia do Desenvolvimento a partir do cruzamento de descritores como psicologia, psicologia do desenvolvimento, gênero e sexualidade, ainda podendo se valer de outros termos referentes a marcadores etários (criança, adolescente, juventude, infância). Na análise procederemos à identificação dos temas, objetivos, métodos, resultados, conceitos de gênero utilizados. Buscaremos identificar, como sexo e gênero são referendados e conceituados pelas autorias, suas relações com os processos de mudança, sua incorporação ou não de autorias feministas. Na análise do material coletado, estabeleceremos diálogos com a produção do tema na Psicologia e nas ideias formuladas por autorias feministas, em suas possibilidades de alianças na produção de outros modos de saber/fazer pesquisa em psicologia, assumindo perspectivas políticas e éticas que se aproximam de demandas referendadas também pelos marcadores etários.

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