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O discurso sobre prática de escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola: uma análise dialógica

Processo: 17/25868-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Marina Totina de Almeida Lara
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/22393-0 - O discurso sobre a prática de escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola: uma análise dialógica, BE.EP.DR

Resumo

A presente pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico os estudos do Círculo de Bakhtin e seus comentadores e insere-se no campo da Análise Dialógica do Discurso. A centralidade da proposta é a questão de produção escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola. Para isso, propomos uma discussão sobre o processo de escolarização da escrita de gêneros literários em ambiente escolar (incluindo, neste "grupo", propostas de produção de gêneros literários de livros didáticos destinados ao Ensino Médio - público e particular, propostas de produção desses gêneros em provas de exames vestibulares e as respectivas expectativas da banca) e sobre comentários de produções literárias na Internet, em sites de Fanfics. Interessa-nos como acontece esta escolarização no caso da produção escrita de gêneros literários na escola e fora dela, na Internet. Nesse sentido, propomos recompor, a partir das análises, um imaginário sobre como deve ser produzido um texto literário nestes espaços e sobre os valores do campo artístico sobre o que é literário ou não. Para tanto, partimos das orientações dos PCNEM para o trabalho com gêneros do discurso na escola, tendo como corpus dois livros didáticos de Língua Portuguesa (um aprovado pelo PNLD 2018 e outro do Sistema de Ensino COC), propostas de redação de gêneros literários em exames vestibulares (UEL, UEM, UFU, UNICAMP e UFSC) e expectativas da banca avaliadora, além de com comentários em fanfics produzidas na Internet sobre o seriado 13 Reasons Why.