Bolsa 18/11314-0 - Literatura infantojuvenil - BV FAPESP
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Literatura de Autoria Feminina e Modernismo: lendo Eleanor Farjeon, Gertrude Stein, Sylvia Plath e Virginia Woolf

Processo: 18/11314-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cleide Antonia Rapucci
Beneficiário:Guilherme Magri da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/15456-6 - Literatura para crianças e modernismo literário: diálogos na tradição anglo-americana, BE.EP.DR
Assunto(s):Literatura infantojuvenil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Literatura de autoria feminina | Literatura de língua inglesa | Literatura Infantil | Literatura de Língua Inglesa

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre literatura infantil e Modernismo. Para a consecução deste objetivo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996) e da Crítica Literária Feminista (SHOWALTER 1985 e 1994), visa-se elaborar possibilidades de leituras das obras The World is Round (1939), de Gertrude Stein; "Nurse Lugton's Curtain" (1991) e "The Widow and the Parrot" (1985), de Virginia Woolf; "The It-Doesn't-Matter Suit" (1996), "The Bed Book" (1976) e "Mrs. Cherry's Kitchen" (2001), de Sylvia Plath; e Martin Pippin in the Apple Orchard (1921), de Eleanor Flarjeon. Justifica-se a eleição dessas obras, pois são de autoria de mulheres notáveis pela sua participação no que se convencionou chamar de Modernismo literário e cujos volumes se afirmam como expressão da narrativa de autoria feminina. Justifica-se nossa escolha, pois entendemos que há uma relação simbiótica entre esse estilo de época e a literatura infantil que, em âmbito mundial, foi pouco explorada. Dessa forma, pretende-se, por meio dos textos mencionados: problematizar a questão do cânone literário; analisar como as personagens femininas são representadas, bem como as relações de poder são construídas nas obras eleitas como objetos de estudo; examinar as influências modernistas na literatura infantil; e refletir sobre relações entre o leitor e a leitura do texto literário. Por fim, almeja-se analisar as obras citadas em busca de detectar se expandem os horizontes de expectativa do leitor mirim, favorecendo, assim, sua formação como leitor crítico.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Guilherme Magri da. Literatura infantil e modernismo literário: palimpsestos e representações da consciência ficcional em textos de mulheres. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

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