Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabricação de dispositivos eletroquímicos em papel visando à aplicação em amostras de interesse clínico e ambiental

Processo: 18/14462-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Thiago Regis Longo Cesar da Paixão
Beneficiário:Vanessa Neiva de Ataide
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido de grafeno   Eletroanalítica

Resumo

O papel é uma plataforma de baixo custo, acessível e descartável que vem sendo utilizado como plataforma para sensores químicos nos últimos anos, seu uso representa uma alternativa para realização de análises químicas em regiões que possuem recursos limitados. A fabricação dos dispositivos analíticos baseados em papel, os chamados ePADs (ePADs - electrochemical Paper-based Analytical Devices), será realizada utilizando a técnica de "pencil drawing", que consiste em pintar trilhas condutoras no papel com lápis de desenho. Além disso, pretende-se realizar o tratamento dessas superfícies de grafite com laser, a fim de melhorar o desempenho eletroquímico dos dispositivos. Outra abordagem que também será utilizada nesse projeto é a fabricação de ePADs a partir da imobilização de materiais de carbono nanoestruturados no papel, como por exemplo óxido de grafeno (OG) e sua forma reduzida. Diferentes rotas/vias para obtenção de melhores propriedades elétricas serão avaliadas. De forma simplificada, pretende-se efetuar a redução do OG usando técnicas eletroquímicas e por meio da redução térmica por laser sobre a superfície do papel modificada com esses nanomateriais. Os sensores desenvolvidos serão caracterizados por diferentes técnicas de superfície e serão empregados para análises de espécies químicas de interesse clínico e ambiental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, PATRICK CESAR; ATAIDE, VANESSA NEIVA; SILVA CHAGAS, CYRO LUCAS; ANGNES, LUCIO; TOMAZELLI COLTRO, WENDELL KARLOS; LONGO CESAR PAIXAO, THIAGO REGIS; DE ARAUJO, WILLIAM REIS. Wearable electrochemical sensors for forensic and clinical applications. TRAC-TRENDS IN ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 119, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.