Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação de ácido oléico e cianidinas em macrófagos na modulação de processos inflamatórios

Processo: 18/23623-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de abril de 2019
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Luciana Pellegrini Pisani
Beneficiário:Aline Boveto Santamarina
Supervisor no Exterior: Philip Charles Calder
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southampton, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/13875-0 - Efeito da suplementação do fruto da Palmeira Juçara (Euterpe edulis Mart.) nas modificações epigenéticas e estado inflamatório em monócitos de adultos obesos, BP.DR
Assunto(s):Ácidos graxos monoinsaturados   Antocianinas   Inflamação   Macrófagos   Obesidade

Resumo

A obesidade envolve inflamação subclínica crônica causada principalmente pelo recrutamento de monócitos e ativação de macrófagos no tecido adiposo. Como parte do sistema imunológico inato, essas células são essenciais para a homeostase. Um mecanismo inflamatório comum é o das vias dos receptores Toll-like 2 e 4. Eles geralmente reagem à sinalização lipídica bacteriana através de NF-kB e PPARs, produzindo citocinas pró-inflamatórias. Nesse sentido, o manejo da inflamação através de compostos bioativos alimentares tem sido sugerido. O fruto de juçara (Euterpe edulis Mart.) É um potencial nutracêutico para o tratamento da inflamação relacionada à obesidade, devido à sua rica composição em ácido oleico e cianidinas. O ácido oleico parece prevenir a inflamação, resistência à insulina e danos no DNA. Além disso, as antocianinas são um potencial imunomodulador nutricional, inibindo o estresse oxidativo, a inflamação e o acúmulo de lipídios nos macrófagos. Considerando isso, pretendemos analisar os efeitos do ácido oléico e da cianidina na identificação do composto com efeitos importantes no processo inflamatório dos macrófagos. Para isso, as células THP-1 serão expostas a 3 tratamentos diferentes: suplementação com ácido oleico; suplementação de cianidina 3-O-²-glicosídeo; ou suplementação concomitante de ácido oleico e cianidina 3-O-²-glucósido. Para avaliar a resposta celular inflamatória, as concentrações protéicas de IL-1², TNF-±, IL-6, MCP-1, IL-1Ra, IL-10 em sobrenadantes de cultura celular e de PPAR±, PPAR² e PPAR³ nas células os sobrenadantes serão medidos por ELISA e Western blotting, respectivamente. Além disso, a expressão de CD86; arginase; TLR4; TLR2; IL6R; IL10R; TNFR1; MCP-1; TNF-±; IL-6; IL-10; PPAR±; A diferenciação celular e as vias inflamatórias relacionadas com PPAR² e PPAR³ serão avaliadas por qRT-PCR. Ao final desses experimentos, esperamos que os macrófagos tratados com ácidos graxos oleico e cianidina provavelmente tenham respostas antiinflamatórias diferentes, com um efeito mais pronunciado associado ao tratamento com os compostos combinados, demonstrando que a sinergia dos nutrientes tem maior efetividade na prevenção da inflamação. relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAMARINA, ALINE BOVETO; JAMAR, GIOVANA; MENNITTI, LAIS VALES; RIBEIRO, DANIEL ARAKI; CARDOSO, CAROLINE MARGONATO; DE ROSSO, VERIDIANA VERA; OYAMA, LILA MISSAE; PISANI, LUCIANA PELLEGRINI. Polyphenols-Rich Fruit (Euterpe edulis Mart.) Prevents Peripheral Inflammatory Pathway Activation by the Short-Term High-Fat Diet. Molecules, v. 24, n. 9 MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.