Bolsa 19/01084-0 - Ácidos graxos, Proteínas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Digestão dinâmica in vitro de fórmulas infantis modelo

Processo: 19/01084-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Miriam Dupas Hubinger
Beneficiário:Guilherme de Figueiredo Furtado
Supervisor: Didier Dupont
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institut National de la Recherche Agronomique, Agrocampus Ouest (INRA), França  
Vinculado à bolsa:17/08130-1 - Fórmulas infantis modelo: influência do tipo de proteína e do tipo de óleo nas propriedades das emulsões e das partículas e seu impacto na lipólise, proteólise e desintegração durante a digestão in vitro, BP.PD
Assunto(s):Ácidos graxos   Proteínas   Digestibilidade   Engenharia de processos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:digestibility | fatty acids | infant formulas | proteins | Engenharia de Processos

Resumo

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento das crianças e, na impossibilidade da criança receber o leite materno, é necessário o uso de fórmulas infantis, que são feitas para fornecer os nutrientes necessários para cada fase da infância e facilitar a digestão. Nesse contexto, é frequente a necessidade de desenvolver novas formulações que contenham apelo funcional para atender às demandas científicas e tecnológicas. Este projeto tem como objetivo avaliar a influência da composição de fórmulas infantis modelo sobre seu comportamento sob as condições simuladas do trato gastrintestinal infantil. Para atingir este objetivo, fórmulas infantis modelo, produzidas com diferentes tipos de proteínas e óleos, serão submetidas a um sistema dinâmico de digestão gastrointestinal in vitro. Durante o processo de digestão, a cinética da lipólise, a proteólise e a desintegração estrutural das amostras serão avaliadas. Para tanto, análises como microscopia confocal de varredura a laser, distribuição de tamanho de gotas, ácidos graxos livres por cromatografia gasosa e eletroforese SDS-PAGE serão realizadas. Portanto, espera-se entender os mecanismos de desintegração dessas fórmulas infantis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURTADO, GUILHERME DE FIGUEIREDO; MENARD, OLIVIA; YU, XIAOXI; OSSEMOND, JORDANE; HENRY, GWENAELE; JARDIN, JULIEN; BRIARD-BION, VALERIE; DEGLAIRE, AMELIE; HUBINGER, MIRIAM DUPAS; DUPONT, DIDIER. In vitro dynamic digestion of model infant formulae containing lactoferrin and medium chain triacylglycerols. FOOD HYDROCOLLOIDS, v. 118, . (19/01084-0, 17/08130-1)