Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino sobre segurança do paciente num curso de graduação em enfermagem

Processo: 18/20760-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Elena Bohomol
Beneficiário:Thais Heubel D Ascenção
Instituição-sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Docentes de enfermagem   Programas de graduação em enfermagem   Universidades   Segurança do paciente   Análise de conteúdo

Resumo

Estudo descritivo que visa compreender o ensino de segurança do paciente na perspectiva dos docentes de um curso de enfermagem de uma universidade federal; e descrever as estratégias de ensino utilizadas por eles ao abordarem o tema segurança do paciente. Para tanto, será utilizada a metodologia de História Oral Temática, com a rede de pessoas definida através da relevância do docente, indicado pelos responsáveis dos departamentos ou disciplinas da unidade acadêmica. A questão norteadora utilizada será "Qual a sua percepção sobre o ensino de segurança do paciente nas Unidades Curriculares desenvolvidas pelo seu departamento?", caso necessário questões adicionais serão inseridas no roteiro previamente descrito. Os depoimentos serão gravados, transcritos, contextualizados, transcriados e submetidos à análise de conteúdo, segundo o modelo proposto por Minayo em sua descrição sobre pesquisas qualitativas.