Busca avançada
Ano de início
Entree

Genômica e estrutura populacional da Macaúba (Acrocomia aculeata), visando subsidiar á domesticação da espécie.

Processo: 17/22987-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Maria Imaculada Zucchi
Beneficiário:Brenda Gabriela Díaz Hernández
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/23591-7 - Seleção de matrizes de macaúba para formação de jardim de sementes e produção de mudas comerciais visando ao biodiesel com preservação de variabilidade genética, AP.TEM
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Diversidade genética   Biocombustíveis   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocombustível | Diversidade Genética | marcadores moleculares | palmeira nativa | Pré-melhoramento genético | Teste de Progênie | Melhoramento genético vegetal

Resumo

A crescente demanda mundial por óleos vegetais para aplicação na indústria oleoquímica e dealimentos, assim como para atender as políticas públicas mundiais de substituição de combustíveisfósseis por fontes renováveis, deverão levar ao aumento do plantio de espécies oleaginosas no mundo.Atualmente o 65% do óleo vegetal produzido no mundo é derivado de apenas duas fontes, dendê esoja, tornando-se necessária a busca de outras oleaginosas para diversificar a demanda do mercadode óleos. Neste sentido a palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) vem despertando o interesse de grande número de cientistas, sobretudo do Brasil, por apresentar produtividade e qualidade do óleo semelhante à do dendê, com ocorrência espontânea em ampla gama de ambientes tropicaissubtropicais da América. Embora, seja uma espécie já explorada comercialmente no Brasil, ainda seencontra em processo de domesticação existe uma falta de informações técnico cientificas sobre aespécie, entre elas é crucial o conhecimento da variabilidade genética da espécie a nível mundial,visando subsidiar a domesticação e o melhoramento genético e a preservação de uma ampla basegenética em cultivos comerciais. Com esse objetivo, no presente projeto as técnicas de ddRAD e microssatélites serão aplicadas para analisar a diversidade genética e genômica da Macaúba (Acrocomia aculeata) a nível global; elucidar as relações genéticas entre as espécies A. aculeata e A. totai e a identificação de possíveis híbridos naturais entres estas espécies; caracterizar a variabilidade genética de progênies derivadas de plantas matrizes selecionadas e estimar a taxa de cruzamento da espécie. Esses resultados subsidiarão os programas de pré-melhoramento e melhoramento genético da espécie.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAZ, BRENDA GABRIELA; ZUCCHI, MARIA IMACULADA; ALVES-PEREIRA, ALESSANDRO; DE ALMEIDA, CALEO PANHOCA; LIMA MORAES, ALINE COSTA; VIANNA, SUELEN ALVES; AZEVEDO-FILHO, JOAQUIM; COLOMBO, CARLOS AUGUSTO. Genome-wide SNP analysis to assess the genetic population structure and diversity of Acrocomia species. PLoS One, v. 16, n. 7, . (17/22987-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HERNÁNDEZ, Brenda Gabriela Díaz. Genômica e estrutura populacional da macaúba [Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.], visando subsidiar à domesticação da espécie. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.