Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da maquiagem nas percepções e comportamentos de usuárias e terceiros

Processo: 18/16370-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jaroslava Varella Valentova
Beneficiário:Anthonieta Looman Mafra
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução   Psicologia evolucionista   Autoestima   Cultura   Autopercepção

Resumo

As alterações de aparência podem influenciar a vida pessoal (ex. autoestima), sexual (ex. acesso a parceiros desejáveis) e social (ex. percepção de prestígio em terceiros). Em comparação com rostos não maquiados, as mulheres maquiadas são avaliadas como mais atraentes, competentes e dominantes. Como maquiagem em mulheres comumente visa ressaltar atributos femininos, mulheres tendem a usá-la especialmente quando percebem maior competição, o que, muitas vezes, resulta em uma busca desenfreada pela beleza e gera sofrimento psíquico. Para uma investigação mais complexa acerca dos efeitos do uso de maquiagem em mulheres, o projeto foi dividido em três fases nas quais pretendemos investigar: I. diferenças interindividuais (ex. personalidade) relacionadas ao uso de maquiagem em mulheres; II. influência da maquiagem na autopercepção e no comportamento não verbal de mulheres durante aplicação de diferentes níveis de maquiagem; e III. influência de estímulos (fotografias e filmagens) com diferentes níveis de maquiagem na percepção de terceiros. Além de aumentar o acervo de estudos que tratam deste tema dentro da psicologia evolucionista e etologia, os quais possuem poucas investigações, conseguiremos verificar se autoestima, competição intrassexual, dentre outras características, são associados ao uso de maquiagem, podendo servir como base para influenciar positivamente a vida de mulheres via elucidações acerca influência da maquiagem sobre aspectos comportamentais e psicológicos femininos e de campanhas de incentivo à beleza natural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; CORREA VARELLA, MARCO ANTONIO; DEFELIPE, RENATA PEREIRA; ANCHIETA, NATALIA MACHADO; GRECCO DE ALMEIDA, CAROLINE APARECIDA; VALENTOVA, JAROSLAVA VARELLA. Makeup usage in women as a tactic to attract mates and compete with rivals. PERSONALITY AND INDIVIDUAL DIFFERENCES, v. 163, SEP 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.