Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físico-químicas, citotoxicidade e penetrabilidade nos túbulos dentinários do hipoclorito de cálcio com ou sem surfactantes

Processo: 18/24662-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Gisele Faria
Beneficiário:Eric Hernán Coaguila Llerena
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Túbulos dentinários   Propriedades físico-químicas   Citotoxicidade   Hipoclorito de cálcio   Surfactantes

Resumo

Uma vez que que o irrigante endodôntico pode entrar em contato com os tecidos periapicais, deve se levar em consideração os seus possíveis efeitos citotóxicos. Além disso, as propriedades físico-químicas e a capacidade do irrigante em penetrar em áreas não atingidas pelos instrumentos são fundamentais para a desinfecção do sistema de canais radiculares. O hipoclorito de cálcio [Ca(OCl)2] tem sido sugerido como potencial irrigante endodôntico alternativo ao hipoclorito de sódio (NaOCl). O objetivo deste estudo será avaliar as propriedades físico-químicas (parte 1), a citotoxicidade e o efeito sobre a biologia de osteoblastos (parte 2) e a penetrabilidade nos túbulos dentinários (parte 3) do Ca(OCl)2 com ou sem surfactantes em comparação ao NaOCl. Na parte 1, serão avaliadas as propriedades físico-químicas das soluções de NaOCl e Ca(OCl)2 com ou sem a adição dos surfactantes Tween 80 (T80), Triton X-100 (TRX), cloreto de benzalcônio (BAK) ou cetramida. O pH será avaliado empregando pHmetro digital, a tensão superficial pelo método da gota pendente e a quantidade de cloro ativo por espectrofotometria. Na parte 2, fibroblastos L929 ou osteoblastos-like Saos2 em cultura serão expostos ao NaOCl e ao Ca(OCl)2 associado ou não aos surfactantes. Serão avaliados a viabilidade celular por meio do ensaio do metiltetrazólio (MTT) e do vermelho neutro, o citoesqueleto por meio de marcação para actina, o tipo de morte celular por citometria de fluxo, a ultraestrutura por microscopia eletrônica de transmissão e a atividade da fosfatase alcalina pelo cálculo da liberação timolftaleína. Na parte 3, raízes de dentes unirradiculados humanos serão instrumentadas, coradas com cristal violeta e irrigadas com NaOCl ou Ca(OCl)2 associado ou não aos surfactantes. A penetrabilidade dos irrigantes na dentina será avaliada nos terços radiculares cervical, médio e apical. A análise estatística dos resultados será efetuada empregando nível de significância de 5%. Os testes estatísticos serão escolhidos de acordo com a distribuição e homocedasticidade dos dados. Em última instância, é nossa expectativa obter informações para entender mais profundamente o mecanismo ação do Ca(OCl)2 nas células eucarióticas, suas propriedades físico-químicas e penetrabilidade nos túbulos dentinários, para fornecer subsídios para a sua indicação ou não na clínica endodôntica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COAGUILA-LLERENA, H.; RODRIGUES, E. M.; SANTOS, C. S.; RAMOS, S. G.; MEDEIROS, M. C.; CHAVEZ-ANDRADE, G. M.; GUERREIRO-TANOMARU, J. M.; TANOMARU-FILHO, M.; FARIA, G. Effects of octenidine applied alone or mixed with sodium hypochlorite on eukaryotic cells. International Endodontic Journal, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
VICTOR MANUEL OCHOA-RODRÍGUEZ; JORGE HOMERO WILCHES-VISBAL; BARBARA ROMA; HERNÁN COAGUILA-LLERENA; MÁRIO TANOMARU-FILHO; ANDRÉA GONÇALVES; RUBENS SPIN-NETO; GISELE FARIA. Radiopacity of endodontic materials using two models for conversion to millimeters of aluminum. Brazilian Oral Research, v. 34, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.