Busca avançada
Ano de início
Entree

A questão do tempo no contexto da mecânica quântica

Processo: 18/24810-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:George Emanuel Avraam Matsas
Beneficiário:Matheus Hrabowec Zambianco
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/09357-9 - Física e geometria do espaço-tempo, AP.TEM
Assunto(s):Mecânica quântica   Tempo   Relatividade geral

Resumo

"Se não me perguntam, eu sei. Se me perguntam, eu não sei". Essa foi a resposta dada por Agostinho de Hipona quando questionado sobre o que é tempo. Essa é a resposta que muitos dão hoje, 15 séculos depois, mas essa não pode ser a resposta dada por físicos modernos que não passam um dia sequer sem falar do tempo. Essa pergunta tem uma resposta bem definida no contexto da física clássica em termos da medida feita por relógios honestos (que podem ser precisamente definidos). Contudo, a definição de relógio honesto não encontra lugar no contexto da mecânica quântica. Nesta dissertação pretendemos averiguar até que ponto a mecânica quântica impede que um relógio seja completamente honesto e como isso impacta em nossa definição de tempo e, portanto, de espaço-tempo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMBIANCO, MATHEUS H.; LANDULFO, ANDRE G. S.; MATSAS, GEORGE E. A. Observer dependence of entanglement in nonrelativistic quantum mechanics. Physical Review A, v. 100, n. 6 DEC 23 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.