Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocristais de Lapdesf GL-FT 5 para o tratamento do edema macular diabético: preparação e caracterização físico-química

Processo: 18/24529-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Nádia Araci Bou-Chacra
Beneficiário:Isabela Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Edema macular   Nanocristais   Preparações farmacêuticas

Resumo

As principais complicações relacionadas ao aumento da glicemia, no quadro da Diabetes Mellitus (DM), são as microangiopatias, que ocasionam alteração na permeabilidade dos vasos da retina, pelo excesso de produção do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF). Essas alterações podem levar ao desenvolvimento do Edema Macular Diabético (EMD). As terapias atuais para o EMD incluem fotocoagulação por laser, administração intravítrea de glicocorticoides e agentes inibidores de VEGF. Entretanto, os efeitos adversos relacionados a essa terapêutica, seu alto custo e tratando-se de técnicas invasivas, torna-se necessário o desenvolvimento de terapias potencialmente mais seguras e eficazes. O composto híbrido Lapdesf GL-FT 5, formado a partir da budesonida (glicocorticoide) e da ftalimida, esteroide com atividade anti-inflamatória apresenta potencial de aplicação no tratamento do EMD. Porém, esse composto apresenta baixa solubilidade em água, inviabilizando testes para essa terapêutica. Visto que nanocristais são estruturas de 100 nm a 1000nm que possuem a capacidade de aumentar a solubilidade de saturação e a velocidade de dissolução dos fármacos, além de propiciar aumento da superfície de contato da partícula com a membrana biológica do olho, propõe-se como alternativa o desenvolvimento de nanocristais de Lapdesf GL-FT 5 por moagem via úmida em escala reduzida para aplicação no tratamento do EMD.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ISABELA FERNANDES; BARBOSA, EDUARDO JOSE; CAMASMIE PETERS, MARIA CHRISTINA; BAZAN HENOSTROZA, MIRLA ANALI; YUKUYAMA, MEGUMI NISHITANI; NETO, EDSON DOS SANTOS; LOBENBERG, RAIMAR; BOU-CHACRA, NADIA. Cutting-edge advances in therapy for the posterior segment of the eye: Solid lipid nanoparticles and nanostructured lipid carriers. International Journal of Pharmaceutics, v. 589, NOV 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.