Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre estilo de vida e nível de atividade física de escolares durante as aulas de Educação Física

Processo: 18/24567-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ismael Forte Freitas Júnior
Beneficiário:Giovanna Goes Sant Ana
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Modo de vida   Ensino fundamental   Escola pública   Crianças em idade escolar   Inquéritos e questionários   Presidente Prudente (SP)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de atividade física durante as aulas de educação física e sua relação com componentes do estilo de vida de adolescentes estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (10 a 13 anos) de escolas públicas. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, analítico e de abordagem quali-quantitativa. Serão avaliados escolares de escolas públicas estaduais de ensino parcial da cidade de Presidente Prudente. Os dados referentes ao nível de atividade física serão obtidos utilizando o acelerômetro tri axial, Actigraph (ActiGraph LLC, Pensacola, Fla, USA) modelo GT3X+ e os pontos de corte de Evenson et al. (2008) serão adotados para categorizar os níveis de atividade física. Para as variáveis referentes ao estilo de vida e sociodemográficas serão coletadas através de questionário auto reportado cujas principais questões envolvem a avaliação de comportamentos relacionados a alimentação, atividade física no lazer, suporte social para prática de atividade física, uso de smartphone (Smartphone Inventary for Adolescent's (SIA) e comportamento sedentário. As respostas obtidas serão tabuladas em scanner de leitura óptica por meio do software SPHYNX Survey versão 5.1.0.8. Para a análise estatística será utilizado o Programa SPSS para o Windows, versão 25.0, adotando nível de significância de 5%. Serão aplicadas medidas de associação pelo teste Qui-quadrado (x2) e Exato de Fisher, para a associação das variáveis, e, para estimar a associação entre o desfecho primário e os desfechos secundários será utilizada a Razão de Odds (RO) por meio de Regressão Logística Binária.