Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de escala de ansiedade à matemática em alunos surdos do estado de São Paulo

Processo: 18/24888-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lara Ferreira dos Santos
Beneficiário:João Víctor de Araujo Lima
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Ansiedade   Língua Brasileira de Sinais   Pessoas com deficiência auditiva   Análise estatística de dados   São Paulo

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em aplicar a Escala de avaliação de Ansiedade à Matemática (EAM) em sua versão traduzida para a Libras (GIAMLOURENÇO; SANTOS, em andamento) em uma amostra do Estado de São Paulo e realizar a coleta balanceando os dados por meio de diferentes aspectos a fim de colaborar para ajustes no instrumento e compor parte da amostra. Considerando a importância de se compreender os estudos sobre Ansiedade à Matemática e como ela se dá na população (CARMO; SIMIONATO, 2012) e, junto a isso, a necessidade de se repensar o sujeito surdo nessa perspectiva (VIANA; BARRETO, 2012), pretende-se realizar um estudo de coleta piloto, com o propósito de se averiguar, logo no início, possíveis dificuldades e ajustes no instrumento ou em sua forma de aplicação, em seguida, realizar a coleta, procurando identificar os níveis de Ansiedade à Matemática em sujeitos surdos no Estado de São Paulo, verificar se a EAM e sua forma de aplicação estão adequados e analisar os dados obtidos em comparação aos dados da amostra da população em geral. Espera-se que este trabalho possa colaborar com as atuais pesquisas em andamento sobre a temática da Ansiedade à Matemática, contribuindo também com sua aproximação ao alunado surdo.