Busca avançada
Ano de início
Entree

Implausibilidade no relato da ingestão energética da dieta na população de São Paulo: comparação de dados de consumo e gasto energético por meio de marcador biológico

Processo: 18/01991-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Regina Mara Fisberg
Beneficiário:Lais Duarte Batista
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo de alimentos   Ingestão de energia   Alimentos, dieta e nutrição   Biomarcadores   São Paulo

Resumo

Estudos que avaliam o consumo alimentar da população brasileira por meio de métodos de curto ou longo prazo baseados no relato do indivíduo são recorrentes, todavia, a implausibilidade no relato da ingestão energética ainda é pouco investigada no país, o que pode comprometer a interpretação de estudos que relacionam dieta e saúde. Nesse contexto, a água duplamente marcada destaca-se como marcador biológico de recuperação utilizado para validar as estimativas obtidas pelos métodos de avaliação do consumo alimentar baseados no relato individual de ingestão. Assim, o presente estudo objetiva estimar a prevalência e magnitude da implausibilidade no relato da ingestão energética da dieta na população de São Paulo mediante o uso de marcador biológico de recuperação. Trata-se de um estudo transversal de base populacional com uma sub-amostra de 46 indivíduos adultos e idosos, de ambos os sexos que foram submetidos ao método de água duplamente marcada para a determinação do gasto energético total e que participaram do Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) em 2015. Para a estimativa da ingestão energética, foram aplicados dois recordatórios alimentares de 24 horas em dias não consecutivos. A implausibilidade no relato da ingestão energética será determinada comparando-se a razão entre consumo energético total e gasto energético total. Dados antropométricos aferidos (peso, altura, e composição corporal) serão utilizados para verificar o estado nutricional dos indivíduos. Coeficiente de correlação de Spearman e Kappa ponderado serão utilizados para verificar a validade da ingestão energética em relação ao gasto energético total estimado pelo método da água duplamente marcada. Além disso, serão utilizados modelos de regressão univariada e múltiplos para investigar os fatores associados ao relato implausível da ingestão energética na população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, LAIS DUARTE; DE FRANCA, NATASHA APARECIDA GRANDE; PFRIMER, KARINA; FONTANELLI, MARIANE DE MELLO; FERRIOLLI, EDUARDO; FISBERG, REGINA MARA. Estimating total daily energy requirements in community-dwelling older adults: validity of previous predictive equations and modeling of a new approach. European Journal of Clinical Nutrition, v. 75, n. 1 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.