Busca avançada
Ano de início
Entree

Momentos de reinoculação de Rhizobium tropici na cultura do feijão na implantação do sistema de plantio direto

Processo: 18/16996-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Orivaldo Arf
Beneficiário:Leticia Zylmennith de Souza Sales
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de produção   Nitrogênio

Resumo

O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma cultura de grande importância econômica e social, principalmente nos países em desenvolvimento. Dentre os nutrientes mais requeridos pela planta destaca-se o nitrogênio, sendo este, também, um grande gerador de gastos na cadeia produtiva, pois além do preço de custo, seu aproveitamento mineral é de apenas 45%, ocorrendo uma perda dos outros 55%, seja por lixiviação ou volatilização. Outra questão importante é que, diferenteme da soja, o manejo da inoculação de bactéria fixador de nitrogênio em feijão não perfaz o suprimento total necessário de N em todo o ciclo da cultura, manifestando um déficit no fornecimento do nutriente em uma fase de grande relevância para produtividade, após o florescimento. Consequentemente faz-se necessária uma suplementação de N mineral no cultivo. Posto isso, o objetivo do trabalho será avaliar o manejo de inoculação e reinoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio na implantação do Sistema de Plantio Direto, visando a uma segunda população de nódulos, estendendo esse processo de FBN para o período formação de grãos. O estudo será desenvolvido no município de Selvíria/MS, em área experimental da UNESP na implantação de sistema plantio direto, safra de inverno de 2018. O delineamento experimental utilizado será de blocos ao acaso disposto em esquema fatorial 5x3, com quatro repetições. O experimento será constituídos pela combinação de 5 tratamentos envolvendo adubação nitrogenada e inoculação (T1: Rhyzobium tropici + Azospirilum brasilense; T2: Azospirilum brasilense; T3: Rhyzobium tropici T4: Adubação nitrogenada de 70 kg ha-1 em cobertura; T5: Sem adubação nitrogenada em cobertura) com 3 níveis de reinoculação (R1: não reinoculado; R2: reinoculação em V4 e R3: reinoculação em R5. Durante a condução do experimento serão realizadas avaliações de massa seca de parte aérea; população de plantas; numero de nódulos por planta e massa de nódulos; componentes da produção e produtividade de grãos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a adoção de manejos de reinoculação mantendo a FBN por mais tempo e que promova a adoção de um sistema de produção mais sustentável com maior viabilidade econômica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALES, Leticia Zylmennith de Souza. Momentos de reinoculação de Rhizobium tropici no feijoeiro na implantação de sistema plantio direto. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.