Busca avançada
Ano de início
Entree

Cross - Listing e emissão de dívidas no contexto de mercado eficiente: um estudo no mercado brasileiro

Processo: 18/17477-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Hsia Hua Sheng
Beneficiário:Natália Diniz Maganini
Instituição-sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Finanças internacionais   Finanças

Resumo

Sabe-se que o mercado de ações é um sistema sensível e complexo que pode ser influenciado por uma multidão de fatores políticos e econômicos, mas como a eficiência dos retornos dos preços das ações são impactados quando uma empresa faz a internacionalização de captação de recursos via emissão de dívidas ou cross-listing? A literatura financeira sugere que há um aumento de eficiência dos preços após a internacionalização, isso acontece porque mais investidores participam da negociação e à medida que o ativo ganha mais atenção dos investidores, há uma maior transparência das informações sobre a empresa tanto no mercado doméstico quanto no mercado externo. Mesmo que a maioria dos estudos tenham descrito uma série de benefícios da internacionalização em mercados desenvolvidos, nenhum consenso foi alcançado sobre seus efeitos nos mercados emergentes. Uma das dificuldades é que dependendo do período de tempo analisado existirá uma especulação grande, trazendo ruídos para a análise e também sobre a dificuldade de encontrar um modelo ideal para medir as correlações de longo alcance no preço dos ativos. Para se ter uma série de preços que represente um mercado eficiente, é preciso se certificar de que o comportamento dos preços sejam linearmente independentes e com correlação serial igual a zero, para que se possa sugerir que nenhum investidor consiga obter retornos anormais através da análise de preços passados. Dentro desse raciocínio, este trabalho usará o método da econofísica MFDFA (Multifractal Detrended Fluctuation Analysis) para medir correlações de longo alcance. Esta pesquisa contribuirá para literatura de finanças internacionais, em particular, medindo a eficiência dos preços das ações de um mercado emergente. Além disso, esse estudo também contribui para analisar o efeito da internacionalização de instrumentos financeiros no mercado doméstico e no exterior.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ-MAGANINI, NATALIA; RASHEED, ABDUL A.; SHENG, HSIA HUA. Exchange rate regimes and price efficiency: Empirical examination of the impact of financial crisis. JOURNAL OF INTERNATIONAL FINANCIAL MARKETS INSTITUTIONS & MONEY, v. 73, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.