Bolsa 18/18241-8 - Estrutura nuclear, Núcleos exóticos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de estrutura cluster em núcleos ricos em prótons ou em nêutrons

Processo: 18/18241-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Valdir Guimarães
Beneficiário:Gurpreet Kaur
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/17612-7 - Dinâmica de sistemas de muitos corpos IV, AP.TEM
Assunto(s):Estrutura nuclear   Núcleos exóticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cluster | Estrutura Nuclear | feixes radioativos | nucleos exóticos | Mecanismos de reações e estrutura

Resumo

Estamos propondo investigar a estrutura de halo e cluster em núcleos ricos em prótons ou em nêutrons através de reações induzidas por feixes de íons radioativos. A formação de estrutura de halo e cluster em núcleos exóticos é um dos fenômenos mais empolgantes da física nuclear atual. Alguns núcleos leves ricos em prótons ou e nêutrons, como 6He, 8B, 10C, 11Li, 11Be, 12N e 15C, são radioativos, tem uma larga assimetria em termos de número de prótons e nêutrons e podem apresentar grande extensão radial e estruturas exóticas, nos quais os nucleons de valência orbitam numa extensão radial. A possibilidade de produzir feixes radioativos a partir desses núcleos de vida média curta oferece oportunidades novas e únicas na fronteira do conhecimento da física nuclear. Novos dados experimentais sobre reações induzidas por esses núcleos podem fornecer testes rigorosos para modelos de estrutura nuclear e mecanismos de reação essenciais para a compreensão da física do cosmos, como a nucleossíntese estelar. Em particular, espalhamento elástico e reações diretas induzidas por feixes radioativos exóticos leves são ferramentas muito poderosas para estudar suas propriedades, uma vez que podem revelar detalhes de suas características incomuns, como estrutura de halo. A baixa energia de ligação e a forte configuração de cluster nesses núcleos exóticos podem produzir um desacoplamento entre os nucleons de valência e o núcleo central, o que levaria a um aumento da probabilidade da seção de choque de reações de breakup ou de transferência. Entender esses mecanismos e suas influências nos processos elásticos e de fusão ainda é um desafio para pesquisadores teóricos e experimentalistas. Vamos nesse projeto investigar reações induzidas por feixes radioativos de 10Be e 10C.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, V; CARDOZO, E. N.; LUBIAN, J.; ASSUNCAO, M.; PIRES, K. C. C.; CANTO, L. F.; MUKERU, B.; KAUR, G.; AGUILERA, E. F.. Role of cluster configurations in the elastic scattering of light projectiles on 58Ni and 64Zn targets: a phenomenological analysis: A tribute to Mahir S. Hussein. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL A, v. 57, n. 3, . (19/07767-1, 16/17612-7, 18/18241-8)
KAUR, GURPREET; GUIMARAES, V; ZAMORA, J. C.; ASSUNCAO, M.; ALCANTARA-NUNEZ, J.; DE LARA, A. L.; ZEVALLOS, E. O. N.; RIBEIRO, J. B.; LICHTENTHALER, R.; PIRES, K. C. C.; et al. ew resonances in C-11 above the B-10 + p threshold investigated by inverse kinematic resonant scatterin. PHYSICAL REVIEW A, v. 105, n. 2, . (19/07767-1, 18/18241-8, 16/17612-7, 18/04965-4, 19/02759-0)