Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeografia neotropical: distribuições históricas de Characiformes (Actinopterygii, Ostariophysi)

Processo: 18/20806-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Victor Alberto Tagliacollo
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Ictiologia   Characiformes

Resumo

As origens históricas da fauna neotropical fascinaram gerações de biólogos evolucionistas, no entanto, foi somente nas últimas décadas que os ictiólogos passaram a apreciar a antiguidade de muitas linhagens, incluindo as da ordem Characiformes. Esta proposta tem como objetivo investigar os gradientes históricos de riqueza de clados neotropicais, integrando dados sobre relações evolutivas e distribuições espaciais de Characiformes. Especificamente, ele pretende combinar estimativas de tempo de divergência e mapas de distribuição de espécies characiformes para examinar padrões gerais de riqueza através do tempo e, assim, compreender a evolução da distribuição geográfica das espécies desde da separação da Gondwana (c. 90 myr). O teste de hipóteses em biogeografia histórica normalmente requer dois tipos de dados: uma filogenia confiável e um banco de dados curado de distribuições de espécies. Os relacionamentos dentro de Characiformes ainda são controversos, especialmente entre os clados africanos e neotropicais. Assim, uma árvore calibrada será estimada usando métodos avançados para os alinhamentos e filtragens de sequencias. Além disso, um banco de dados confiável baseado em GPS será montado com base em informações de publicações taxonômicas, coleções de museus, repositórios de metadados e através da consulta à especialistas de vários grupos. Cada uma dessas etapas metodológicas será conduzida usando bioinformática para garantir a reprodutibilidade e a confiabilidade dos dados. Em resumo, esta proposta combinará o contexto temporal (relações evolutivas) e o contexto espacial (distribuições de espécies) de Characiformes para investigar gradientes históricos de riqueza de clados neotropicais, especialmente entre os sistemas de água doce localizados nas regiões transandinas, planícies de inundação amazônicas, escudos sul-americanos de terras altas e drenagens costeiras cis-andinas; isto é, revelará padrões espaço-temporais de variação na escala continental e desde o Cretáceo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAGLIACOLLO, VICTOR A.; CAMELIER, PRISCILA; ZANATA, ANGELA M.; REIS, ROBERTO E. A shocking discovery of threat risks on newly described species of weakly electric fishes. Journal of Fish Biology, JULY 2019. Citações Web of Science: 0.
BERNT, MAXWELL J.; TAGLIACOLLO, VICTOR A.; ALBERT, JAMES S. Molecular phylogeny of the ghost knifefishes (Gymnotiformes: Apteronotidae). Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 135, p. 297-307, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.