Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos rápidos de seleção de controles preventivos e corretivos em sistemas elétricos de potência considerando incertezas de carregamento

Processo: 18/24815-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Lucas Sales Neves
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50851-0 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente, AP.TEM
Assunto(s):Estabilidade de tensão   Sistemas de controle   Sistemas de tempo-real   Prevenção   Otimização matemática

Resumo

O aumento da energia elétrica demandada dos atuais Sistemas Elétricos de Potência (SEP) faz com que estes operem mais próximos dos seus limites. Tornam-se, portanto, cada vez mais necessárias a pesquisa e implementação de ferramentas de análise de segurança que garantam a operação estável destes sistemas frente às variações de carregamento. Além disso, nos SEPs atuais, nota-se um crescimento da penetração de fontes intermitentes de geração de energia elétrica associado às fontes alternativas. Visto que variações imprevistas na geração destas fontes intermitentes podem levar o SEP à instabilidade, é necessário considerar estas incertezas em estudos de estabilidade. Neste contexto, uma dificuldade atualmente encontrada em análise de estabilidade de tensão de SEPs diz respeito à viabilidade de aplicação de ferramentas computacionais de análise de segurança em tempo real em sistemas de grande porte. O custo computacional destas ferramentas se intensifica quando a análise de segurança busca a determinação de formas de restaurar a estabilidade do sistema por meio de controles corretivos e preventivos. Claramente, o desenvolvimento de ferramentas rápidas para avaliação de estabilidade e seleção de controles é de suma importância, visto que uma possível perda de estabilidade deve ser rapidamente reparada. Em meio a estes problemas, este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento e implementação de um novo método que calcule a margem de estabilidade de tensão em SEPs e, caso necessário, classifique e selecione os controles preventivos e corretivos que garantam a estabilidade de tensão. Ao mesmo tempo que o método deve ser robusto ao incorporar tanto as incertezas de carregamento presentes nos SEPs atuais quanto os limites operativos do sistema, o método deve ser rápido para aplicação em tempo real. Este método será baseado no método de Ponto de Colapso, em conceitos de otimalidade de problemas de otimização matemática e em análises de sensibilidade da margem de estabilidade de tensão em relação aos controles disponíveis no SEP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, LUCAS SALES; COSTA ALBERTO, LUIS FERNANDO. On The Computation of The Locally Closest Bifurcation Point Considering Loading Uncertainties and Reactive Power Limits. IEEE Transactions on Power Systems, v. 35, n. 5, p. 3885-3894, SEPT 2020. Citações Web of Science: 0.
NEVES, LUCAS SALES; COSTA ALBERTO, LUIS FERNANDO; CHIANG, HSIAO-DONG. A fast method for detecting limit-induced bifurcation in electric power systems. Electric Power Systems Research, v. 180, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.