Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estado de equilíbrio e estrutura de coacervados formados por copolímeros-em-bloco e polímeros de carga oposta

Processo: 18/25041-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Julia Bonesso Sabadini
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/25406-5 - Organizando a matéria: colóides formados por associação de surfactantes, polímeros e nanopartículas, AP.TEM
Assunto(s):Polieletrólitos   Copolímeros   Carga elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coacervados | Copolímeros em bloco | polieletrólitos | Fisico Química de Coloides

Resumo

A literatura descreve um grande número de estudos sobre sistemas complexos formados pela interação de espécies com cargas elétricas opostas em solução, denominadas coacervados. Estas estruturas podem ser formadas pela combinação de dois polieletrólitos com diferentes cargas, ou polieletrólitos e surfactantes iónicos, bem como entre copolímeros em bloco consistindo em partes hidrofílicas e iónicas com espécies carregadas com cargas opostas. No entanto, ainda não está claro em quais condições essas estruturas representam sistemas de equilíbrio. Em outras palavras, situações em que morfologia, tamanho de fase, composição, etc., das estruturas não são mais dependentes do procedimento de preparação. Este é o ponto central que será investigado neste projeto. Para isso, coacervados consistindo de copolímeros contendo um bloco neutro hidrofílico e outro aniônico, como poliacrilamida-b-poli (ácido acrílico), (PAmx-b-PAy) e poli (óxido de etileno) -b-poli(ácido acrílico), (PEOx-b-PAy ), serão neutralizados por poliânions tais como PDADMAC, poli (cloreto de dialildimetilamônio) e PEI, poli(etileno imina), de diferentes massas molares. Os sistemas serão preparados em diferentes concentrações dos componentes. Espera-se que fases ordenada ou líquido-cristalina, possam ser obtidas através da preparação de formulações em uma ampla faixa de concentrações. Para atingir esses objetivos, as seguintes técnicas de caracterização serão utilizadas: inspeção visual do número de fases, medidas de espalhamento de luz (DLS e SLS), espalhamento de raios X em baixo ângulo (SAXS), difusão e depleção de picos de deutério em experimentos de RMN e microscopia eletrônica (incluindo criogênica, crio-TEM). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OTONI, CAIO G.; QUEIROS, MARCOS V. A.; SABADINI, JULIA B.; ROJAS, ORLANDO J.; LOH, WATSON. Charge Matters: Electrostatic Complexation As a Green Approach to Assemble Advanced Functional Materials. ACS OMEGA, v. 5, n. 3, p. 1296-1304, . (17/07013-1, 15/25406-5, 18/09099-3, 18/25041-5, 19/00370-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.