Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de imagens multiespectrais obtidas por vant na agricultura

Processo: 18/26366-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Heitor Cantarella
Beneficiário:Bernardo Moreira Cândido
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/50338-9 - Do básico ao aplicado: modernização da infraestrutura institucional para o fomento à pesquisa e à inovação do agronegócio (PDIp), AP.PDIP
Assunto(s):Geoprocessamento

Resumo

As aplicações de sensoriamento remoto e tecnologias associadas são uma das novas fronteiras da modernização da agricultura, com impactos potencialmente elevados na produtividade, na redução de custos e no meio ambiente. Mais recentemente, a possibilidade de sobrevoar com aeronaves controladas remotamente, conhecidas como veículos aéreos não tripulados (VANTs), com alta precisão de voo, reduziu custos e trouxe flexibilidade ao uso de dados adquiridos por sensores remotos embarcados. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) está selecionando um bolsista de pós-doutorado para realizar pesquisas sobre tecnologias e aplicações relacionadas aos VANTs. O candidato selecionado realizará pesquisas no Centro Solos e Recursos Ambientais e no Centro de Ecofisiologia e Biofísica do IAC, e será responsável pela operação, tratamento e interpretação de imagens e dados gerados por VANTs, juntamente com pesquisadores dos seguintes campos: geotecnologia, conservação do solo, pedologia, irrigação e produção vegetal. O plano de trabalho do pesquisador de pós-doutorado envolve aplicações de dados e imagens na agricultura em áreas como planejamento ambiental, mapeamento digital do solo, monitoramento e modelagem de erosão e relações solo-água-planta. Os resultados da presente proposta devem contribuir para o estado da arte da aplicação de dados e geração de imagens por sensores baseados em VANTs para fins agrícolas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANDIDO, BERNARDO M.; QUINTON, JOHN N.; JAMES, MIKE R.; SILVA, MARX L. N.; DE CARVALHO, TEOTONIO S.; DE LIMA, WELLINGTON; BENIAICH, ADNANE; ELTNER, ANETTE. High-resolution monitoring of diffuse (sheet or interrill) erosion using structure-from-motion. Geoderma, v. 375, OCT 1 2020. Citações Web of Science: 0.
BERNARDO MOREIRA CÂNDIDO; MIKE JAMES; JOHN QUINTON; WELLINGTON DE LIMA; MARX LEANDRO NAVES SILVA. Sediment source and volume of soil erosion in a gully system using UAV photogrammetry. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 44, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.