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Luteria assistida por computador: estudo de viabilidade para ambiente computacional em nuvem destinado a design, análise e simulação de instrumentos musicais

Processo: 19/02882-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE  
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Guilherme Orelli Paiva
Beneficiário:Guilherme Orelli Paiva
Empresa:Turbonius - Ensino Pesquisa e Desenvolvimento Ltda
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Vinculado ao auxílio:18/08721-2 - Luteria assistida por computador - estudo de viabilidade para ambiente computacional em nuvem destinado a design, análise e simulação de instrumentos musicais, AP.PIPE
Assunto(s):Acústica   Instrumentos musicais   Computação em nuvem   Simulação por computador   Psicometria

Resumo

Na conjuntura tecnológica atual onde a quarta revolução industrial está anunciada como a Indústria 4.0, o acesso a métodos mais sofisticados de projeto e produção é cada vez mais uma realidade no ambiente fabril. Conceitos como computação em nuvem alavancam a possibilidade de tratar grandes quantidades de dados remotamente, eximindo o usuário de possuir um potente aparato computacional em mãos. Todavia, o mercado de fabricação de instrumentos musicais aparenta não lograr destes avanços de maneira satisfatória. Este projeto de fase 1 do PIPE/FAPESP propõe a análise de viabilidade de um conceito de luteria assistida por programas computacionais. Nesse nicho interdisciplinar, a possibilidade de avaliações quantitativas avançadas, como análises de vibração e de falhas, é de grande interesse para garantir a qualidade, agilidade e fiabilidade da produção. Ademais, a síntese sonora a partir de um modelo computacional garante ao projetista avaliar a priori aspectos sonoros do instrumento, evitando eventuais desperdícios de tempo e material. Contudo, estas análises e, principalmente, a síntese do som, exigem alto esforço computacional. Neste projeto propomos que estes processamentos sejam realizados em um servidor remoto e que o usuário projetista tenha acesso a uma interface web para o projeto e avaliação dos resultados. Os métodos de análise e simulação deverão ser validados experimentalmente enquanto o realismo do som sintetizado será submetido a testes psicométricos. (AU)