Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da terapia fotobiomodulação (TFBM) pré-condicionante e pós-operatória para artroplastia de joelho (AJ)

Processo: 19/01301-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Patrícia Gabrielli Vassão Alves Arakaki
Supervisor no Exterior: Eeva-Liisa Laakso
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Mater Research, Austrália  
Vinculado à bolsa:16/08503-0 - Fototerapia e um programa de exercícios físicos em pacientes com osteoartrite de joelho: estudo controlado, randomizado e triplo-cego, BP.DR
Assunto(s):Dor   Capacidade funcional

Resumo

A osteoartrite (OA) é a principal causa de dor e incapacidade entre os idosos australianos e a terceira maior causa de anos de vida perdidos por incapacidade. Até 20.000 substituições de joelho (artroplastia do joelho) são realizadas anualmente na Austrália. Embora o KA restaure o alinhamento do joelho e alivia a dor, eventos adversos e complicações significativos estão associados a esse procedimento. Intervenções terapêuticas para ajudar na recuperação após o AC incluem a atividade física, mas isso pode ser prejudicado pela persistência da dor e do inchaço pós-operatório. Uma alternativa terapêutica promissora, a terapia de fotobiomodulação (PBMT) pode ser viável para reduzir a dor pós-operatória e inchaço e ajudar na recuperação. O objetivo deste estudo é determinar a eficácia do PBMT antes e depois da cirurgia de KA, e antes do início da reabilitação pós-KA. As medidas de desfecho serão avaliadas antes e após a cirurgia, semanalmente por 2 semanas no pós-operatório e novamente às 4 semanas pós-operatório. Serão utilizadas as seguintes medidas: escala numérica de avaliação da dor (NPRS); força muscular; teste de subida de escadas; teste de estandes cronometrados; Teste Timed Up and Go (TUG); e teste de caminhada de 6 minutos (6-MWT). A intervenção com PBMT será aplicada diariamente por uma semana antes da cirurgia, e a segunda diária para a semana 1 no pós-operatório, após a remoção das bandagens compressivas. Os resultados serão submetidos à análise estatística. Os arquivos serão agrupados como média e desvio padrão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASSAO, PATRICIA GABRIELLI; RENNO, ANA CLAUDIA; SMITH, BJORN N.; BENNETT, GREGORY B.; MURPHY, MICHAEL; LIEBERT, ANN; CHOW, ROBERTA; LAAKSO, E-LIISA. Pre-Conditioning and Post-Operative Photobiomodulation Therapy by a Novel Light Patch System for Knee Arthroplasty: A Protocol for a Phase 1 Study. PHOTOBIOMODULATION PHOTOMEDICINE AND LASER SURGERY, v. 38, n. 4 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.