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A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARA ALFABETIZAR: Análise histórica das dinâmicas de produção de um saber escolar, 1870 - 1930

Processo: 19/02795-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vera Teresa Valdemarin
Beneficiário:Marcus Aldenisson de Oliveira
Supervisor: David Guillemette
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá  
Vinculado à bolsa:17/20738-5 - A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARA ALFABETIZAR: Análise histórica das dinâmicas de produção de um saber escolar, 1870 - 1930, BP.PD
Assunto(s):Métodos de ensino   História da educação   Aritmética   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Aritmética | Métodos de ensino | História da Educação

Resumo

Ao longo da exposição dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento, o tema métodos de alfabetização para o ensino de Aritmética no curso primário sugeriu a possibilidade de futuras investigações. Ao constituir-se em nova etapa de investigação, esta proposta de pesquisa leva em conta conquistas anteriores, como a constituição de uma Aritmética intuitiva, e a busca por novos referenciais para ampliar a base teórico-metodológica, a exemplo da noção de transferências culturais (Michel Espagne, 2013). Tal referencial volta-se para a compreensão histórica das dinâmicas de ressemantização de um objeto cultural transferido de um contexto para o outro. Assim, este projeto tem seu foco na construção de uma Aritmética para alfabetizar como resultado das dinâmicas de ressemantização e articulação entre os métodos de ensino que orientavam os ensinos de leitura e escrita. Colocar cada palavra, termo e expressão no seu contexto de utilização é de fundamental importância para compreender as razões das suas transformações semânticas por processos históricos e dinâmicas articuladas ao quadro cultural de cada contexto. Isso permitirá melhor compreender os sentidos construídos para a alfabetização da criança em idade escolar e caracterizar o papel e o lugar da Aritmética nesse processo de alfabetização. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral analisar e caracterizar historicamente as dinâmicas de sistematização dos saberes escolares da Aritmética para alfabetizar. Para isso, serão reunidas, problematizadas e interpretadas informações localizadas em revistas pedagógicas e em livros escolares, publicados entre a década de 1870 e os anos de 1930. Tratam-se de documentos vistos como espaços privilegiados de textualização dos roteiros de o quê e como se deveria ensinar as lições para alfabetizar. De modo mais particular, dentre os resultados a serem obtidos no projeto será construído um conhecimento histórico-educacional sobre as interpretações de alfabetização, que foram provocando mudanças no modo de ensinar Aritmética. Tal contribuição é relevante, pois permite avançar no conhecimento sobre as dinâmicas de produção de um novo saber escolar - a Aritmética para alfabetizar - que ocorreram no meio escolar. Busca-se, de modo mais amplo, participar do e contribuir com o debate sobre a constituição do campo história da alfabetização no Brasil.

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