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Análise de desempenho motor em interfaces virtual e real em pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Processo: 18/00775-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Beneficiário:Camila Aparecida de Oliveira Alberissi
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Transtorno do espectro autista   Terapia de exposição à realidade virtual   Desempenho motor   Atividade motora   Realidade virtual   Interface usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade motora | Terapia de Exposição à Realidade Virtual | Transtorno do Espectro Autista | neurologia infantil

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno invasivo do desenvolvimento que envolve graves dificuldades ao longo da vida nas habilidades sociais e comunicativas atribuídas ao atraso global do desenvolvimento. Devido ao aumento da utilização da Realidade Virtual (RV) para melhora da função motora, é importante o desenvolvimento de projetos que verifiquem se existe transferência de desempenho entre ambientes virtuais e reais. O objetivo principal deste projeto é verificar se dispositivos de interação mais abstratos (sem toque físico) permitem melhora de desempenho na tarefa, quando comparados com dispositivos mais concretos (com toque físico). Para tanto, serão avaliadas 20 pessoas, com idade entre 7 e 16 anos e diagnóstico médico de TEA que realizarão uma tarefa de timing coincidente por meio de dois dispositivos de interação: (1) em ambiente abstrato (sem toque físico) por meio do dispositivo Webcam e (2) ambiente concreto (com toque físico) por meio do dispositivo Touch Screen. Os resultados desta pesquisa auxiliarão no desenvolvimento de programas de reabilitação para as pessoas com TEA utilizando os avanços tecnológicos, não somente como facilitador de execução da tarefa, mas também como instrumento que viabilize melhoras funcionais para tarefas reais do dia a dia.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, TALITA DIAS DA; SILVA, PAULA LUMY DA; VALENZUELA, ELISA DE JESUS; DIAS, EDUARDO DATI; SIMCSIK, AMANDA ORASMO; DE CARVALHO, MARIANA GIOVANELLI; FONTES, ANNE MICHELLI GOMES GONCALVES; ALBERISSI, CAMILA APARECIDA DE OLIVEIRA; ARAUJO, LUCIANO VIEIRA DE; BRANDAO, MURILO VINICIUS DA COSTA; et al. Serious Game Platform as a Possibility for Home-Based Telerehabilitation for Individuals With Cerebral Palsy During COVID-19 Quarantine - A Cross-Sectional Pilot Study. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (18/00775-6, 17/24991-7, 16/08358-0, 11/07277-2)

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