Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre interação Sporisorium panici-leucophaei e Digitaria insularis

Processo: 18/24028-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Claudia Barros Monteiro Vitorello
Beneficiário:Gustavo Schiavone Crestana
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genômica comparativa   Fitopatógenos   Interação planta-patógeno   Carvão (doença de planta)   Sporisorium scitamineum   Digitaria

Resumo

Fungos da família Ustilaginaceae são os principais agentes causais de doenças do carvão em plantas da família Poaceae, resultando em perdas agronômicas e econômicas significativas. As espécies causadoras de carvão apresentam estilo de vida biotrófico, dependente de uma íntima interação com o hospedeiro para completar seu ciclo de vida e produzir esporos (2n). O fungo Sporisorium panici-leucophaei (Spl) infecta e coloniza plântulas de Digitaria insularis, causando a doença denominada carvão do capim-amargoso. Apesar de possuir ciclo de vida semelhante à de outros carvões, poucas informações estão disponíveis sobre esse patossistema na literatura científica. O principal sintoma da doença causada por S. panici-leucophaei é mais semelhante ao carvão da cana-de-açúcar do que a de outras espécies de gramíneas. O desenvolvimento de uma estrutura em forma de chicote a partir do apex de plantas de capim amargoso revelam potencial para comparar os patossistemas. Desta forma, a definição dos mecanismos de patogenicidade assim como a modulação da fisiologia do hospedeiro pelo patógeno são fundamentais para o entendimento desse patossistema. O projeto terá como principais objetivos realizar o sequenciamento completo do genoma de S. panici-leucophaei e análises genômicas comparativas com o genoma do carvão da cana-de-açúcar (Sporisorium scitamineum), com a finalidade de obter os primeiros insights sobre o conteúdo gênico compartilhado e específico da espécie. Serão avaliados também os padrões de colonização in planta, a ocorrência de sintomas, a expressão de genes candidatos a efetores e infecção cruzada de S. panici-leucophaei em cana-de-açúcar. O estudo comparativo entre S. panici-leucophaei e S. scitamineum permitirá novas inferências a respeito dos principais mecanismos que contribuem para a sua infecção e colonização em capim-amargoso. Este projeto está alinhado com os objetivos do projeto de auxilio regular FAPESP 2017/13268-2 coordenado pela Prof. Claudia B. Monteiro-Vitorello intitulado "Estudos genômicos e funcionais da interação Sporisorium scitamineum-cana e de outros fungos causadores do carvão: avanços e desafios". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRESTANA, GUSTAVO SCHIAVONE; TANIGUTI, LUCAS MITSUO; DOS SANTOS, CLESIVAN PEREIRA; BENEVENUTO, JULIANA; CERESINI, PAULO CEZAR; CARVALHO, GISELLE; KITAJIMA, JOAO PAULO; MONTEIRO-VITORELLO, CLAUDIA BARROS. Complete Chromosome-Scale Genome Sequence Resource for Sporisorium panici-leucophaei, the Causal Agent of Sourgrass Smut Disease. MOLECULAR PLANT-MICROBE INTERACTIONS, v. 34, n. 4, p. 448-452, APR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.