Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia integrativa e delimitação de espécies no complexo Eois pallidicosta (Warren, 1907) (Lepidoptera: Geometridae: Larentiinae)

Processo: 19/02727-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: NSF - Dimensions of Biodiversity e BIOTA
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Ygor Zanelato Montebello
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50316-7 - Dimensões US-BIOTA São Paulo: diversidade de interações multi-tróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biologia molecular

Resumo

O complexo Eois pallidicosta se destaca por conter poucas espécies, facilitando o trabalho de amostragem e por conter sequências disponíveis no Genbank. Segundo a hipótese filogenética de Strutzenberger et al. (2017), o complexo compreende E. pallidicosta, E. mediostrigata, E. encina, E. jifia e E. planetaria. Embora E. diversicosta não tenha sido utilizada nas hipóteses filogenéticas de Strutzenberger (2010, 2017), a semelhança com relação ao padrão alar das duas espécies já havia sido mencionada na descrição original de E. diversicosta. No entanto as descrições originais para as espécies atualmente arroladas em Eois são bastante sucintas e baseadas apenas em caracteres cromáticos. Isso torna necessário o aprofundamento nos estudos de caracteres morfológicos bem como o uso de outras ferramentas (i.e. moleculares e ecológicas) a fim de assegurar estabilidade taxonômica das espécies.Nesse contexto, é proposto um estudo de taxonomia integrativa envolvendo o complexo E. pallidicosta e outras espécies molecular e morfologicamente associadas, a fim de elucidar a identidade taxonômica de alguns espécimes coletados no projeto temático em andamento.