Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de tecnologia assistiva nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional no estado de São Paulo

Processo: 18/19375-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciana Ramos Baleotti
Beneficiário:Marina Alves Teodoro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia assistiva   Ensino superior   Formação profissional   Terapia ocupacional   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | tecnologia assistiva | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

A Tecnologia Assistiva é de característica interdisciplinar e envolve profissionais de diferentes áreas do conhecimento, dentre eles, o terapeuta ocupacional. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de graduação em Terapia Ocupacional, o profissional necessita conhecer os serviços, metodologias, estratégias, práticas e recursos da Tecnologia Assistiva e acessibilidade, através da indicação, confecção e treinamento de diferentes dispositivos. Assim, supõe-se que tal conhecimento tem sido abordado nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional. Objetiva-se com esta pesquisa identificar e analisar a formação do terapeuta ocupacional em relação ao ensino de Tecnologia Assistiva (TA), com base na formação graduada que vem sendo praticada nas universidades do estado de São Paulo. Serão estudados os cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas e privadas em funcionamento com foco no que concerne ao ensino de TA. A formação teórica e prática de terapeutas ocupacionais, no estado que possui o maior número de cursos e o maior número de docentes e pesquisadores titulados na Terapia Ocupacional brasileira, constitui um elemento fundamental na busca de fontes para a discussão relativa a formação graduada para atuar na área de TA. Produzir parte dessas fontes é o resultado que se espera com a realização desta pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODORO, MARINA ALVES; TAVARES RODRIGUES, ANA CLAUDIA; BALEOTTI, LUCIANA RAMOS. Teaching assistive technology in undergraduate courses in occupational therapy in the State of Sao Paulo. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 31, p. 14-pg., . (18/19375-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.