Busca avançada
Ano de início
Entree

Construindo uma modelo de justiça espacial na análise de redes sociais

Processo: 19/01717-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de abril de 2019
Vigência (Término): 14 de junho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Alexandre Cláudio Botazzo Delbem
Beneficiário:Sidgley Camargo de Andrade
Supervisor no Exterior: Greg Mcinerny
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Warwick, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:17/15413-0 - Fusão de dados de mídias sociais e sensores físicos para o monitoramento de chuvas, BP.DR
Assunto(s):Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

Este projeto visa avaliar métodos para reduzir as desigualdades espaciais presentes no uso de dados da rede social como um proxy para fenômenos do mundo real, como chuvas e inundações. Uma estrutura metodológica para identificar padrões de atividade de mídia social em áreas urbanas será estabelecida usando uma abordagem interdisciplinar de análise multi-scale que será calibrada com dados de sensores ambientais e fatores socioeconômicos. Isso permitirá: (i) desenvolver e incorporar uma análise estatística espacial das desigualdades intra-urbanas, (ii) fornecer um indicador de justiça espacial do uso da atividade de rede social e (iii) identificar e prever condições meteorológicas extremas para apoiar a preparação e resposta a crises. Com base nisso, examinaremos como as igualdade/desigualdades espaciais podem ser representadas de maneira sensível e informativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, SIDGLEY CAMARGO; RESTREPO-ESTRADA, CAMILO; NUNES, LUIZ HENRIQUE; MORALES RODRIGUEZ, CARLOS AUGUSTO; ESTRELLA, JULIO CEZAR; BOTAZZO DELBEM, ALEXANDRE CLAUDIO; DE ALBUQUERQUE, JOAO PORTO. A multicriteria optimization framework for the definition of the spatial granularity of urban social media analytics. INTERNATIONAL JOURNAL OF GEOGRAPHICAL INFORMATION SCIENCE, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.