Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulador de ensino: atividade vivencial em equipe

Processo: 19/00162-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Solange Garcia dos Reis
Beneficiário:Rafael Arantes
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/25123-6 - Educação em Contabilidade da Sustentabilidade: Investigando o potencial de aprendizagem de um processo de decisão multicriterial vivencial sobre a comercialização do Assabí, AP.R
Assunto(s):Tecnologia da informação   Aplicativos móveis   Simulação (aprendizagem)   Ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um aplicativo (Simulador) para a realização de testes de aprendizagem com alunos no âmbito do projeto de pesquisa "Educação em Contabilidade da Sustentabilidade: investigando o potencial de aprendizagem de um processo de decisão multicriterial vivencial sobre a comercialização do Assabí". O simulador será usado para coletar as preferências dos grupos de alunos e mostrar os resultados das suas decisões em cada iteração de um processo de decisão simulado, constituindo assim, um instrumento de facilitação para aplicação da atividade vivencial em equipe e para avaliação do aprendizado em diversos ambientes de aprendizagem. As atividades do projeto incluem a formalização do modelo conceitual do aplicativo; desenvolvimento do aplicativo (simulador); desenvolvimento das interfaces visuais com os usuários (preparação de telas de transição, de captura de dados e de apresentação de resultados em diagramas); testes de mesa e testes com voluntários.