Busca avançada
Ano de início
Entree

Em busca de uma história e teoria do som no documentário

Processo: 18/26819-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 24 de junho de 2019
Vigência (Término): 23 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Claudiney Rodrigues Carrasco
Beneficiário:Renan Paiva Chaves
Supervisor: Joshua Seth Malitsky
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Indiana University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/09111-8 - Documentário e trilha sonora: os sons do eu, BP.DR
Assunto(s):Documentário   Trilha sonora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Documentário | Música de cinema | Som fílmico | Trilha Musical | trilha sonora | Trilha sonora

Resumo

A presente proposta de pesquisa, a ser desenvolvida como pesquisador visitante na Indiana University (IU), está relacionada à minha investigação de doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), intitulada "Documentário e trilha sonora: os sons do eu". Ela é parte de um estudo sobre som e música no documentário que eu desenvolvo desde o período da graduação e mestrado com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Os esforços atuais da pesquisa estão relacionados a uma busca pela história e teoria do som no documentário, pautada, sobretudo, na apreciação de fontes primárias textuais e audiovisuais. Considerável parte dessas fontes podem ser encontradas em arquivos e bibliotecas nos Estados Unidos. IU, localizada em Bloomington, possui uma das maiores e mais abrangentes coleções da área dos estudos cinematográficos. Além disso, a IU conta com uma unidade multidisciplinar dedicada ao campo do não ficcional, dirigida por Joshua Seth Malitsky, o Center for Documentary Research and Practice - que, no último ano, sediou o Visible Evidence XXV. Através do acesso a filmes, escritos e documentos que não se encontram disponibilizados no Brasil, assim como por meio do contato com outros professores e pesquisadores interessados nos campos do som fílmico e do documentário, eu espero aprofundar, expandir e compartilhar perspectivas teóricas e historiográficas que poderão enriquecer, assim como interseccionar, os campos dos estudos do documentário e dos estudos do som fílmico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)