Busca avançada
Ano de início
Entree

Valores e significados atribuídos as esculturas no espaço público: o caso do monumento a Olavo Bilac

Processo: 18/22725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Manoela Rossinetti Rufinoni
Beneficiário:Amanda Batista Bento
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio histórico   Preservação arquitetônica   Escultura   Espaço público   Logradouros públicos   São Paulo (SP)

Resumo

Esta pesquisa objetiva estudar a transformação dos valores e sentidos atribuídos às esculturas projetadas para logradouros públicos na cidade de São Paulo, a partir da análise da remoção e realocação de um relevante conjunto escultórico. O recorte da pesquisa é o estudo do "Monumento a Olavo Bilac", considerado um dos primeiros a ser deslocado de seu local de origem nesta cidade. O intuito é evidenciar a trajetória deste conjunto escultórico, encomendado em homenagem ao poeta Olavo Bilac logo após a sua morte, e inaugurado em 1922, no Centenário da Independência do Brasil, na Avenida Paulista. Em 1936, apenas quatorze anos após a sua criação, o conjunto escultórico foi realocado, iniciando um processo que resultaria em sua fragmentação em oito esculturas menores que teriam destinos particulares ao longo do tempo, além do subsequente esvaziamento de sua carga simbólica original. Neste contexto, pretendemos estudar desde a criação do conjunto escultórico até a situação urbana de seus fragmentos nos dias atuais. O intuito é questionar quais os valores e significados que cada parte do monumento possui hoje, além de problematizar as questões envolvidas na valorização e preservação de obras dessa natureza em uma cidade como São Paulo, em constante transformação.