Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle glicêmico pós-operatório e a incidência de infecção do sítio cirúrgico entre receptores de transplante de fígado: ensaio clínico randomizado

Processo: 17/25546-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Vanessa de Brito Poveda
Beneficiário:Ramon Antônio Oliveira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem perioperatória   Glicemia   Hiperglicemia   Infecção da ferida cirúrgica   Transplante de fígado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem Perioperatória | glicemia | Infecção da Ferida Cirúrgica | transplante de fígado | Enfermagem perioperatóra

Resumo

A Hiperglicemia é importante fator de risco independente para acometimento de receptores de Transplante de Fígado (TF) por Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC). Objetivo: Avaliar os efeitos de um protocolo estrito de controle glicêmico pós-operatório sobre a incidência de ISC entre receptores de TF. Método: Ensaio clínico randomizado aberto que será composto por um grupo de receptores de TF submetidos ao controle glicêmico padrão instituição escolhida para condução do estudo (meta glicêmica: 130 a 180mg/dL) e o segundo constituído por receptores de transplante de fígado submetidos a um protocolo de controle glicêmico estrito (meta glicêmica: 80 a 130 mg/dL) até o início da ingestão de alimentos pela via oral ou por sonda nasoentérica. A lista aleatória gerada por um programa de microcomputador será acondicionada em envelopes opacos, numerados e lacrados por um profissional externo à pesquisa. Para a mensuração da glicemia será utilizado sangue total obtido por meio de dígito punção. A avaliação do desfecho primário, ISC, será realizada por um comitê de adjudicação, cego, tomando por base os critérios diagnósticos definidos pelo Centers for Disease Control and Prevention. O estudo será registrado na base de dados ClinicalTrials.gov. Para análise dos dados serão utilizadas medidas de tendência central e dispersão, os testes Ç2 de Pearson, teste exato de Fisher, Mann-Whitney, Wilcoxon-Mann-Whitney e análise de sobrevida pelo estimador Kaplan-Meier e teste Log-rank. Resultados esperados: acredita-se que os resultados provenientes deste estudo poderão colaborar no estabelecimento de melhores práticas relativas à abordagem glicêmica pós-operatória entre receptores de TF colaborando na redução de ISC e sua correspondente morbimortalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, RAMON ANTONIO; TANNER, JUDITH; MANCERO, JORGE MARCELO PADILLA; POVEDA, VANESSA DE BRITO. Effects of Intensive Blood Glucose Control on Surgical Site Infection for Liver Transplant Recipients: A Randomized Controlled Trial. Transplantation Proceedings, v. 55, n. 1, p. 8-pg., . (17/25546-7)
OLIVEIRA, RAMON ANTONIO; POVEDA, VANESSA DE BRITO; TANNER, JUDITH. Perioperative intensive glycemic control for liver transplant recipients to prevent surgical site infection: A systematic review and meta-analysis. TRANSPLANT INFECTIOUS DISEASE, v. 22, n. 6, . (17/25546-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)