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Elaboração e análise de significância clínica de um programa de intervenção fonológica associada à leitura e a escrita para escolares com dislexia do desenvolvimento de subtipo misto

Processo: 18/08800-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Gabriela Franco dos Santos Liporaci
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de intervenção   Linguagem escrita   Dislexia   Escrita   Leitura

Resumo

A dislexia refere-se a diferenças de processamentos individuais, frequentemente caracterizados pelas dificuldades apresentadas no início da alfabetização comprometendo a aquisição da leitura, da escrita e da ortografia. Este estudo será realizado em duas fases. A fase 1 terá por objetivo elaborar um programa de remediação fonológica associada à leitura e a escrita com base nos estudos descritos na literatura nacional e internacional e a fase 2 terá por objetivo analisar a significância clínica do desempenho de escolares com dislexia submetidos ao programa de remediação fonológica associada a leitura e a escrita em um estudo piloto. A aplicação do programa será realizada em 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento do subtipo misto na faixa etária de 9 a 10 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: GI composto por cinco escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto submetidos à aplicação do programa de remediação fonológica associado a leitura e a escrita e o GII composto por cinco escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do subtipo misto que não serão submetidos a aplicação do programa de remediação fonológica associada a leitura e a escrita. Todos os escolares deste estudo serão submetidos à aplicação do Protocolo de Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura e do Protocolo de Avaliação da Ortografia em situação de pré e pós-testagem. Os resultados serão analisados por um método de análise de significância clínica e índice de mudança confiável, denominado Método JT, com o objetivo de comparar o desempenho entre os escolares submetidos e não submetidos ao programa de remediação fonológica associada a leitura e a escrita para verificar os efeitos do programa elaborado na fase 1 deste estudo.