Busca avançada
Ano de início
Entree

As apropriações estadunidenses para a constituição aritmética sob medida no ensino e na formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960)

Processo: 18/24382-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Nara Vilma Lima Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores   Matemática   Aritmética   Ensino de matemática   Trabalho docente   Rio de Janeiro (RJ)   Século XX

Resumo

A proposta desse projeto é analisar o processo histórico de constituição e sistematização dos saberes profissionais do professor que ensina Matemática, tendo como referência os estudos do estadunidense Carleton Washburne, personagem chave da Progressive Education. Toma-se como ponto de partida resultados anteriores de investigação sobre a constituição de uma aritmética sob medida no ensino e a busca por novos referencias para ampliar a base teórico-metodológica sobre a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência. Considerando a base teórica advinda dos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, Suiça, esse projeto tem como foco analisar as tentativas de articulação entre a Matemática de natureza disciplinar e a Matemática que caracteriza a profissão docente, tida como ferramenta do professor que ensina Matemática. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analizar as dinâmicas de constituição e sistematização da aritmética sob medida em quanto saber profissional no período de 1930 a 1960. Para tanto, utilizar-se-á como fontes de pesquisas normativas oficiais, programas de ensino, revistas pedagógicas, manuais de ensino, dentre outros documentos que possibilitem analisar a constituição de saberes profissionais. A investigação alinha-se as pesquisas em desenvolvimento pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE), sobretudo nas pesquisas sobre a (des)conexão entre Progressive Education Association e o Brasil. No caso dessa proposta, interroga-se sobre o papel de pedagogos brasileiros, sobretudo do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na recepção de experiências estadunidenses, em particular de Washburne, que culminaram na sistematização e constituição da aritmética sob medida em quanto saber profissonal. (AU)