Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade do herbicida 2,4-D (DMA) e seu potencial efeito teratogênico em embriões de rã-touro (Lithobates catesbeianus)

Processo: 18/26153-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Cláudia Maris Ferreira Mostério
Beneficiário:Cristina Viriato de Freitas
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Ecotoxicologia

Resumo

O uso de agrotóxicos vem aumentando gradativamente ao longo dos anos para atender a demanda crescente do mercado por alimentos. Isto tem gerado impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade de distintos ecossistemas principalmente os aquáticos. Para avaliar estes danos são utilizados ensaios de ecotoxicologia com uma gama de Filos e classes de animais. Entretanto, os preceitos recomendados para a Toxicologia do século 21, visam atender o princípio dos 3 R's da experimentação animal: "Replace", "Reduction" and "Refinement". Nesta linha de pensamento existe a recomendação para a utilização cada vez menor de organismos de alta complexidade nos bioensaios de ecotoxicologia. O objetivo deste projeto é avaliar os efeitos tóxicos e o potencial teratogênico do herbicida 2,4-D (DMA) sobre o desenvolvimento embrionário da rã-touro (Lithobates catesbeianus). Para tanto, após os testes preliminares pretende-se determinar a concentração letal mediana (CL50-96h) do herbicida, verificar o potencial tóxico e teratogênico deste químico para os embriões de L. catesbeianus utilizando o bioensaio FETAX, investigar se o bioensaio FETAX é um teste representativo do dano causado pelo herbicida 2,4 D (DMA) aos embriões apresentando correlação positiva no efeito dose-resposta e avaliar índices zootécnicos e aspectos de saudabilidade dos girinos sobreviventes.