Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens do movimento: lugares, história e parentesco no Alto Xingu

Processo: 18/25900-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de agosto de 2019
Vigência (Término): 30 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Beneficiário:Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Anfitrião: Elizabeth Jacqueline Ewart
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado ao auxílio:13/26676-0 - Sistemas regionais ameríndios em transformação: o caso do Alto Xingu, AP.JP

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar um conjunto de performances orais associadas a sítios históricos dos Kalapalo, um povo de língua karib do Alto Xingu (MT, Brasil). Partindo de uma estreita associação entre eventos, personagens e a paisagem, pretende-se investigar como uma longa história de transformações é inscrita em uma rede de lugares e elaborada por meio das artes verbais kalapalo. Espera-se, desta forma, contribuir para o entendimento do regime alto-xinguano de territorialidade e de suas relações com dinâmicas sociopolíticas que caracterizam tanto o passado quanto o presente deste complexo multiétnico e multilíngue. A realização desta pesquisa junto ao Institute of Social & Cultural Anthropology (ISCA) da University of Oxford, em diálogo com especialistas dedicados às relações entre território, paisagem, história e socialidade na Amazônia e em outros contextos, me permitirá maximizar o potencial de meus materiais etnográficos, internacionalizar minha rede de interlocutores e promover a circulação internacional de resultados de pesquisa por meio da publicação de artigos em inglês. Espera-se que este período no exterior também crie possibilidades de cooperação bilateral entre o ISCA e o Departamento de Antropologia da Unicamp.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA PEREIRA NOVO; ANTONIO GUERREIRO. Exchange, Friendship and Regional Relations in the Upper Xingu. Vibrant, v. 17, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.