Resumo
O envelhecimento afeta diversas habilidades, como marcha e postura. A manutenção do equilíbrio durante a marcha é um fator crítico na determinação da qualidade de vida, mas é complexo de ser avaliado. Testes com esse propósito têm sido desenvolvidos para a prática clínica, mas nem sempre são sensíveis para discriminar indivíduos com níveis intermediários de equilíbrio. Andar sobre uma trave envolve a redução da base de suporte, maior precisão no posicionamento do pé e uma pequena elevação na altura em que a marcha é realizada, o que causa maior dificuldade do que andar no solo. Como fatores mecânicos (i.e., posição dos braços) e cognitivos podem influenciar no desempenho do andar na trave, compreender o efeito desses fatores pode contribuir para o futuro desenvolvimento de testes de equilíbrio mais adequados. Igualmente importante é entender como os idosos organizam sua atividade motora para caminhar em um contexto instável, como a marcha na trave. A coordenação muscular envolve o uso de combinações flexíveis de módulos motores para produzir um comportamento motor, que podem ser avaliados pela consistência, distinção e separação desses módulos. O envelhecimento causa maior variabilidade nos padrões de coordenação e reorganização dos módulos motores. Assim, o objetivo é investigar os efeitos da idade, configuração dos braços e tarefa cognitiva sobre a organização muscular durante a caminhada na trave. Quinze adultos jovens e 15 idosos caminharão sobre uma linha reta no chão e sobre uma trave de equilíbrio cuja largura será definida com base no Estudo 1 do projeto vinculado. Trina e nove marcadores serão posicionados em pontos anatômicos específicos do corpo todo e seus deslocamentos serão rastreados pelo sistema Vicon, além de 14 eletrodos de eletromiografia que monitorarão a atividade muscular de músculos selecionados da perna direita e tronco. Os participantes caminharão com os braços livres e cruzados no peito, com e sem a presença da tarefa cognitiva (subtração sequencial a cada 3). Serão calculados os parâmetros espaço-temporais da marcha (comprimento, duração e velocidade do passo, e duração do suporte simples e duplo), a distância percorrida na trave, a margem de estabilidade dinâmica e os parâmetros dos módulos motores. Serão utilizadas análises de variância para investigar o efeito dos fatores manipulados sobre os parâmetros de desempenho da marcha e módulos motores. O nível de significância para todas as análises estatísticas será de 0,05.
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