Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação de sistemas quânticos abertos com circuitos supercondutores

Processo: 18/26726-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Valor Concedido/Desembolsado (R$): 54.540,61 / 54.540,61
Pesquisador responsável:Fernando Luis Semião da Silva
Beneficiário:Wallace Santos Teixeira
Supervisor: Mikko Mottonen
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa: Aalto University, Finlândia  
Vinculado à bolsa:17/09058-2 - Dinâmicas quânticas abertas não-triviais motivadas por tecnologias quânticas, BP.DR
Assunto(s):Informação quântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:open quantum systems | Quantum technologies | Superconducting circuits | Informação Quântica

Resumo

Propomos uma visita de seis meses ao Centro de Engenharia Quântica (CQE) da Universidade de Aalto, na Finlândia, para a realização de um projeto de pesquisa sob a supervisão do Dr. Mikko Motonen. Este estágio se concentrará no estudo teórico de sistemas quânticos abertos, ampliado por implementações experimentais em circuitos supercondutores. Particularmente, o aluno trabalhará na descrição apropriada de sistemas quânticos abertos além das aproximações usuais de Born-Markov. A principal abordagem aqui será através das equações estocásticas de Liouville-von Neumann, as quais são bem adequadas para um acoplamento forte entre sistema e ambiente, e parâmetros dependentes do tempo. Possíveis aplicações deste estudo incluem o desenvolvimento de melhores estratégias para a inicialização rápida de qubits em um computador quântico e novas perspectivas para a produção de estados desejados através da engenharia de reservatórios. O CQE tem vários grupos trabalhando simultaneamente em pesquisas teóricas e experimentais, incluindo o grupo de Computação Quântica e Dispositivos (QCD) dirigido pelo Dr. Motonen. Portanto, este estágio permitirá que o aluno esteja em contato com diversos tópicos atuais de pesquisa em tecnologias quânticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, W. S.; SEMIAO, F. L.; TUORILA, J.; MOTTONEN, M.. Assessment of weak-coupling approximations on a driven two-level system under dissipation. NEW JOURNAL OF PHYSICS, v. 24, n. 1, . (17/09058-2, 18/26726-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.