Bolsa 18/22888-7 - Arquitetura sustentável, Design - BV FAPESP
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Desenvolvimento de protótipo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar: articulação entre design sustentável e design inclusivo

Processo: 18/22888-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Tomas Queiroz Ferreira Barata
Beneficiário:Leonardo Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/20315-2 - Aplicação de diretrizes sustentáveis e conceitos do design inclusivo no processo de modelagem física de produtos sensoriais para o público infantil, BE.EP.IC
Assunto(s):Arquitetura sustentável   Design   Mobiliário   Pré-escolar   Crianças com deficiência   Transtornos da visão   Protótipo   Método Montessori
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianças com baixa visão ou cegueira | Crianças em fase pré-escolar | Design Inclusivo | Design Sustentável | Método Montessori | Mobiliário Sustentável | Design de Mobiliário

Resumo

Este projeto de pesquisa considera que uma das principais demandas da sociedade contemporânea é a produção e o consumo responsável de produtos que incorporem conceitos de sustentabilidade e que tenham uma preocupação social com seu impacto. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver o design e realizar a produção de protótipos de mobiliário que tenham qualidades sensoriais articulando conceitos do Design Sustentável e do Design Inclusivo, com ênfase em dois aspectos principais: a) desenvolvimento do produto como ferramenta pedagógica inclusiva voltado para crianças de idade pré-escolar com deficiências visuais e; b) análise de indicadores de sustentabilidade no processo produtivo em laboratório. A metodologia a ser adotada na pesquisa se organiza em três etapas principais: a) Pesquisa e levantamento bibliográfica para consolidar a fundamentação teórica sobre o tema, análise sincrônica de produtos similares; caracterização de público alvo e materiais renováveis a serem utilizados no produto; b) Desenvolvimento das atividades projetivas, com o estabelecimento de diretrizes, geração e seleção de alternativas, modelagem e validação formal do protótipo e; c) Realização do processo produtivo, com a execução do protótipo físico e coleta de dados de indicadores de sustentabilidade durante a produção. Os resultados esperados deste estudo são: definição e aplicação de diretrizes do design sustentável e inclusivo, emprego de materiais de baixo impacto ambiental e fonte renovável, desenvolvimento de peças gráficas e elaboração de protótipo físico e análise dos dados coletados nas etapas de produção.

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