Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise numérica e experimental da alvenaria estrutural com blocos de concreto para projeto em situação de incêndio

Processo: 18/19748-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Guilherme Aris Parsekian
Beneficiário:Wallison Angelim Medeiros
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alvenaria estrutural   Análise numérica   Análise experimental   Blocos de concreto

Resumo

No Brasil, as exigências de segurança contra incêndio das edificações são definidas em legislação estadual e na norma brasileira ABNT NBR 14432:2001 - Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos das edificações; onde estão prescritos os requisitos que devem ser atendidos quanto a estanqueidade e isolamento por um tempo suficiente para possibilitar a fuga dos ocupantes da edificação em condições de segurança, a segurança das operações de combate ao incêndio e a minimização de danos a edificações adjacentes e à infraestrutura pública. Atualmente, projetos de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto assim como projetos de estruturas de concreto já possuem normas específicas para a situação de incêndio, são elas: ABNT NBR 14323:2013 e ABNT NBR 15200:2012, respectivamente. No entanto, não há no país, normatização para alvenaria estrutural nessa situação e, portanto, continua sendo necessária a consulta às normas internacionais. Com este trabalho pretende-se caracterizar os componentes e elementos da alvenaria estrutural de blocos de concreto, determinando o desempenho e as propriedades físicas e mecânicas para os blocos com diferentes tipos de agregados, além de entender e determinar parâmetros básicos para projetos de alvenaria estrutural de blocos de concreto em situação de incêndio. Assim, formular uma proposta consistente e sistêmica de contribuições visando a futura revisão da norma. Além de balizar uma primeira normatização nacional sobre o tema, espera-se que a pesquisa seja material de referência para empresas, obras, poder legislativo e agentes que venham a precisar subsídios sobre o assunto e se produza relevante material acadêmico, com a publicação de artigos nacionais e internacionais relevantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS, WALLISON ANGELIM; PARSEKIAN, GUILHERME A.; MORENO JR, ARMANDO LOPES. Critical analysis of the use of international codes and standards to design Brazilian structural masonry in fire situation. INTERNATIONAL JOURNAL OF MASONRY RESEARCH AND INNOVATION, v. 6, n. 3, p. 285-304, . (18/19748-9)
MEDEIROS, WALLISON ANGELIM; PARSEKIAN, GUILHERME ARIS; MORENO JR, ARMANDO LOPES. est methodology for determining the mechanical properties of concrete blocks at high temperature. Materials and Structures, v. 55, n. 2, . (18/19748-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.