Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise lipidômica empregando espectrometria de mobilidade iônica diferencial (DMS) para determinação de perfil de lipídeos em peçonhas de escorpiões e serpentes

Processo: 18/25704-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Tanize dos Santos Acunha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/07125-6 - Novos aspectos funcionais dos eicosanóides, AP.TEM
Assunto(s):Lipidômica   Venenos de escorpião   Venenos de serpentes   Eicosanoides

Resumo

Os venenos animais são constituídos por uma mistura complexa de moléculas bioativas pertencentes a diferentes classes químicas, sendo elas proteínas, lipídios, polissacarídeos, aminoácidos, dentre outras. Como as peçonhas induzem respostas biológicas distintas, variando de acordo com a espécie produtora, identificar os componentes de tais misturas complexas permite criar um finger print químico para cada uma delas, além de auxiliar no entendimento da resposta inflamatória/imune induzida pela exposição a essas toxinas. Muitas peçonhas, provenientes de aracnídeos, répteis e anfíbios têm sido estudadas. Entretanto, somente a porção proteica das peçonhas (toxinas) têm sido identificadas e estudadas, sendo a porção lipídica pouco explorada quanto a sua composição e papel biológico. Inúmeras toxinas (polipeptídios) são conhecidas por serem agentes neurotóxico, arritmogênico, hemolítico e outros. Entretanto os lipídios que constituem essas peçonhas e sua relevância na resposta dos organismos expostos a elas ainda é pouco avaliada. Avanços nas metodologias de fraccionamento, cromatografia e técnicas de identificação e caracterização estrutural como a Espectrometria de Massas (MS) tornaram possível determinar os componentes de peçonhas, como a de escorpião, serpentes, aranhas e outros. Deste modo, a MS mostra-se como uma poderosa e versátil ferramenta para estudos de lipidoma, uma vez que trata-se de uma técnica sensível capaz de fornecer informações valiosas sobre a estrutura dos componentes de uma mistura. Assim, a MS apresenta-se como um instrumento fundamental para a investigação dos componentes lipídicos das peçonhas. Além disso, a MS pode ser acoplada a espectrometria de mobilidade iônica (DMS),que se destaca nas análises do tipo shotgun para uma rápida e precisa determinação do perfil lipídico de amostras complexas empregando uma inovadora metodologia de separação sem o uso de colunas cromatográficas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACUNHA, TANIZE; NARDINI, VIVIANI; FACCIOLI, LUCIA HELENA. A lipidomics approach reveals new insights intoCrotalus durissus terrificusandBothrops moojenisnake venoms. ARCHIVES OF TOXICOLOGY, v. 95, n. 1 SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.