Bolsa 18/26011-2 - Competência profissional, Residência médica - BV FAPESP
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Definição de atividades profissionais confiáveis para acesso residência médica como melhor forma de traduzir para a prática a educação médica baseada em competência

Processo: 18/26011-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 11 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 10 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ieda Francischetti
Beneficiário:Ieda Francischetti
Pesquisador Anfitrião: Harm Peters
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Charité - Universitätsmedizin Berlin, Alemanha  
Assunto(s):Competência profissional   Residência médica   Semiologia   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividades profissionais confiáveis | competência profissional | Construção Curricular | Educação Médica | Residência Médica | Semiologia | Semiologia

Resumo

Este estudo parte da necessidade de se definir as práticas profissionais do formando em medicina em uma escola médica brasileira com 20 anos de experiência em currículo inovador mediado pelo método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) e abordagem baseada em competências voltado às necessidades de saúde das pessoas e da comunidade. A revisão curricular é uma demanda não só desta instituição, mas também de muitas outras escolas médicas no Brasil que ora reproduzem o currículo flexneriano ora inovam em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais mas sem ter claro onde devem chegar. Embora os benefícios da adoção de métodos ativos de aprendizagem e do aprender a partir da prática sejam bem reconhecidos, depara-se na maioria dos cursos médicos com insuficiente padronização das práticas médicas enquanto resultados de graduação. A capacitação terminal do formando em medicina, portanto, a inicial do residente ingressante é muito variável. Uma questão fundamental é como garantir que o residente tenha adquirido a competência necessária para lidar satisfatoriamente com as necessidades de atendimento no início de sua prática? Recentemente, o conceito de Atividades Profissionais Responsáveis (Entrustable Profissional Activities - EPA) mostrou permitir respostas tangíveis e significativas a essa questão. O conceito de EPA foi introduzido em 2005 como uma abordagem prática para superar as limitações criadas pela natureza abstrata das competências. As EPAs são unidades de trabalho observáveis e mensuráveis que se concentram na prestação de cuidados, importantes para a avaliação do nível de competência dos estudantes de medicina e dos graduados. O Centro Dieter Scheffner de educação médica e pesquisa educacional do Charité, Berlim, tem grande reconhecimento internacional na construção e validação de EPAs. Contribuiu significativamente para os avanços conceituais, práticos e definição de EPAs para o acesso a residência médica na Alemanha.A proposta do projeto envolve três objetivos principais: 1) definir um conjunto de EPAs centrais para a entrada em residência médica no Brasil; 2) desenvolver um plano para a reconstrução curricular do curso médico da referida escola brasileira baseado em EPAs centrais definidas para cada série do curso; e 3) escrever e publicar um artigo científico como pesquisa de pós-doutorado em uma revista internacional com alto impacto científico. O projeto será realizado na Charité Berlin pela candidata, sob a supervisão do Prof. Dr. med Harm Peters, diretor do Centro Dieter Scheffner, com interações contínuas da equipe científica local com o corpo docente brasileiro. A metodologia deste projeto no 1º ano será baseada na definição de um conjunto completo de EPAs centrais para o acesso a residência no contexto brasileiro. O conteúdo das EPAs será elaborado como descrição de sete categorias para cada EPA, de acordo com as recomendações atuais da literatura. O processo será baseado no método Delphi modificado. A metodologia no 2º ano será participativa e centrada em resultados para a reconstrução do currículo. Isto significa que, as EPAs centrais para o início da residência médica servirão como terminalidade para o currículo reconstruído. Retrogradamente, do 6º ano ao 1º ano do curso, os vários módulos e segmentos serão ajustados para que o ensino, a aprendizagem e a avaliação estejam alinhados longitudinalmente com os resultados das EPAs esperadas para cada série. Em suma, o projeto proposto visa modernizar o programa de graduação em medicina de forma exemplar em uma escola médica brasileira, alinhando-a aos recentes avanços internacionais na educação médica. Os resultados podem servir como um modelo de boas práticas para muitas outras escolas de medicina no Brasil. Espera-se que o desenvolvimento e a implementação de EPAs essenciais para entrada em residência melhorem significativamente a atenção às necessidades de cuidados de saúde dos nossos pacientes e da comunidade. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCHETTI, IEDA; HOLZHAUSEN, YLVA; PETERS, HARM. Entrustable professional activities for Junior Brazilian Medical Students in community medicine. BMC MEDICAL EDUCATION, v. 22, n. 1, p. 12-pg., . (18/26011-2)