Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da metilação do DNA do binômio mãe-concepto no contexto da Obesidade materna e adiposidade fetal e neonatal

Processo: 18/17824-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Patricia Helen de Carvalho Rondó
Beneficiário:Perla Pizzi Argentato
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03333-6 - Relação entre adiposidade materna e adiposidade do concepto nos períodos fetal, neonatal e no primeiro ano de vida: estudo prospectivo de base populacional, AP.TEM
Assunto(s):Obesidade   Metilação de DNA   Placenta   Adiposidade   Desenvolvimento fetal   Epigenômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adiposidade fetal | epigenética | Metilação do DNA | Obesidade materna | placenta | Programação Fetal | Nutrição materno-infantil

Resumo

A Obesidade é um problema mundial de saúde pública. Sabe-se que o ambiente intra-uterino pode programar o feto ao desenvolvimento da Obesidade em períodos posteriores da vida. Um reconhecido mecanismo epigenético pelo qual os efeitos adversos do ambiente intra-uterino são transferidos aos descendentes é a metilação do DNA. No entanto, a relação entre exposições intra-útero e alterações epigenéticas, principalmente ao que concerne a adiposidade fetal e do recém-nascido, ainda não está claro na literatura. Objetivo: avaliar a relação entre a Obesidade materna com o perfil da metilação do DNA genômico do sangue materno, do cordão umbilical e da placenta sobre a adiposidade fetal e neonatal. Metodologia: para isso, uma população de 12 gestantes com diagnóstico prévio de Obesidade, 12 com eutrofia e 12 que iniciaram a gestação eutróficas, mas que apresentaram excesso de ganho de peso durante a gestação de acordo com recomendação do Institute of Medicine - IOM, 2009 e seus respectivos conceptos da coorte intitulada "Relação entre adiposidade materna e adiposidade do concepto nos períodos fetal, neonatal e no primeiro ano de vida: estudo prospectivo de base populacional" serão selecionadas para participarem deste sub-estudo. Amostras de sangue das gestantes no terceiro trimestre da gestação e do cordão umbilical serão coletados para análise do ARRAY de metilação que será avaliado com o Infinium MethylationEPIC BeadChip850 (HM850) (Illumina, CA, USA). Após interpretação dos dados, genes candidatos serão selecionados para validação das regiões hipo e hipermetiladas por meio da técnica de Digestão Enzimática Sensível a Metilação associada à PCR quantitativa (qPCR) nos sangues materno, do cordão e na placenta (região da decídua e vilo). A adiposidade fetal será aferida no segundo e terceiro trimestres gestacionais por ultrassonografia pelo equipamento Philips HD11XE ultrassom scaner (Philips, USA) e a do neonato 12-72h pós-parto por pletismografia com o equipamento PEA POD (Cosmed®, USA). A alimentação materna será avaliada por dois recordatórios de 24 horas utilizando na análise o Software Nutrition Data System for Research (NDSR, Minnesota, USA). Para a Estatística, utilizaremos os Testes T não-pareado e ANOVA. Modelos de regressão linear múltipla serão empregados para estudar associações entre as variáveis de interesse controladas por fatores de confusão e modelos lineares de medidas repetidas serão utilizados para detectar diferenças em dados basais e de acompanhamento. O nível de significância adotado será de pd 0.05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKANDAKARE, P.; NICOLETTI, C. F.; NORONHA, N. Y.; NONINO, C. B.; ARGENTATO, P. P.; DEJANI, N. N.; LUZIA, L. A.; ROGERO, M. M.; RONDO, P. H. C.. Associations between obesity-related gene expression in maternal and cord blood and newborn adiposity: findings from the Araraquara Cohort study. International Journal of Obesity, v. 45, n. 9, p. 1958-1966, . (18/17824-0, 17/07143-2, 15/03333-6)
NAKANDAKARE, P.; NICOLETTI, C. F.; NORONHA, N. Y.; NONINO, C. B.; ARGENTATO, P. P.; DEJANI, N. N.; LUZIA, L. A.; ROGERO, M. M.; RONDO, P. H. C.. Associations between obesity-related gene expression in maternal and cord blood and newborn adiposity: findings from the Araraquara Cohort study. International Journal of Obesity, . (18/17824-0, 17/07143-2, 15/03333-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.