Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da contribuição de vídeos de divulgação científica para a formação do espírito científico.

Processo: 19/04543-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Beneficiário:Franciani Cássia Sentanin
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Ensino de eletroquímica | Formação do espírito científico | Popularização da ciência | Vídeos online | Eletroquímica

Resumo

Atividades de divulgação científica são iniciativas que além de estreitarem a relação entre a população leiga e a universidade, podem motivar os estudantes para o aprendizado e democratizar o acesso ao Ensino Superior. O Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) tem buscado parcerias para o desenvolvimento de atividades de divulgação científica com o objetivo de intensificá-las e propagá-las na cidade de São Carlos. Neste projeto propõe-se produzir e estudar a contribuição de vídeos de divulgação científica disponibilizados online para a formação do espírito científico do público geral. O referencial teórico desta pesquisa será Gaston Bachelard. Os vídeos serão produzidos com assessoria de produtoras profissionais e discutirá questões ambientais e as contribuições do projeto temático para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Serão realizadas diversas avaliações com o público geral e com o público escolar com a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, espera-se divulgar de forma mais ampla as atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade e contribuir para a melhoria do ensino público brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; BARBOSA DA SILVA, MATHEUS DOS SANTOS; MARTINHAO, ROSANA F.; PARRA, KENIA NAARA; BARBATO, DANIELA M. L.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Exploring how high school students experience intrinsically motivating elements in a science communication lecture on research in chemistry. INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION PART B-COMMUNICATION AND PUBLIC ENGAGEMENT, v. N/A, p. 18-pg., . (14/02522-7, 19/22340-4, 17/10118-0, 19/04543-5, 18/20145-7)
FERREIRA, DANIELE MARCONDES; SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; PARRA, KENIA NAARA; NEGRAO BONINI, VICTOR MILLANI; DE CASTRO, MARIO; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Implementation of Inquiry-Based Science in the Classroom and Its Repercussion on the Motivation to Learn Chemistry. Journal of Chemical Education, . (19/04543-5, 17/10118-0, 14/02522-7, 18/20145-7)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; DA ROCHA, ARIANE CAROLINA; PARRA, KENIA NAARA; LANZA, V, MARCOS R.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Interactive Lecture in Redox Chemistry: Analysis of the Impact of the Dissemination of University Scientific Research among High School Students. Journal of Chemical Education, v. 98, n. 7, p. 2279-2289, . (14/02522-7, 17/10118-0, 18/20145-7, 19/04543-5)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; LANZA, MARCOS R. V.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Chemistry Scientific Dissemination Video: Impact on the Perception of University Students. Journal of Chemical Education, v. 100, n. 2, p. 8-pg., . (19/04543-5, 18/20145-7, 17/10118-0)