Bolsa 18/24303-6 - Cefaleia, Pescoço - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Existe diferença entre os sexos nas características da dor cervical e nas disfunções musculoesqueléticas da coluna cervical associadas à migrânea?

Processo: 18/24303-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Nathan da Silva Xavier
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cefaleia   Pescoço   Transtornos de enxaqueca   Enxaqueca sem aura   Gênero e saúde   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pescoço | Sexo | transtornos de enxaqueca | Cefaleia

Resumo

Introdução: A migrânea é uma condição neurológica comumente associada ao sexo feminino por ser mais prevalente em mulheres do que em homens. No entanto, não há conhecimento suficiente sobre a apresentação clínica da migrânea e suas comorbidades musculoesqueléticas nos homens. Objetivo: Verificar se existe diferença entre os sexos no relato da cervicalgia, na incapacidade relacionada à dor cervical, no desempenho do teste de flexão craniocervical e na mobilidade passiva da coluna cervical superior em pacientes com migrânea. Métodos: A amostra será composta por 60 (sessenta) pacientes com migrânea, dos quais 30 (trinta) serão do sexo masculino e 30 (trinta) do sexo feminino. A incapacidade relacionada à migrânea será avaliada pelo questionário Migraine Disability Assessment; a presença e severidade de alodinia cutânea pelo 12- item Allodynia Symptom Checklist; a incapacidade relacionada ao pescoço pelo Índice de Incapacidade Relacionada à Dor no Pescoço; e a presença da cinesiofobia pelo Tampa Scale for Kinesiophobia. No exame físico, será avaliada a mobilidade da coluna cervical superior pelo Flexion Rotation Test e o desempenho dos músculos flexores profundos da cervical pelo Teste De Flexão Craniocervical. Os grupos serão comparados pelos testes que melhor se adequarem a natureza e distribuição da variável dependente adotando um nível de significância de 0,05. Perspectivas: A compreensão de como as características da cefaleia, da cervicalgia, e as disfunções cervicais se comportam nos homens com migrânea e identificação de diferenças em relação às mulheres poderão ajudar a melhorar o manejo clínico dessa condição em pacientes do sexo masculino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER, NATHAN DA SILVA; BENATTO, MARIANA TEDESCHI; FLORENCIO, LIDIANE LIMA; FERNANDEZ-DE-LAS-PENAS, CESAR; DACH, FABIOLA; BEVILAQUA-GROSSI, DEBORA. Are There Gender Differences in Neck Pain and Musculoskeletal Disorders of the Cervical Spine Associated with Migraine?. PAIN MEDICINE, v. 22, n. 12, p. 3021-3029, . (18/24303-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.