Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da anatomia interna dos dentes anteriores inferiores por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico

Processo: 19/03104-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Ricardo Gariba Silva
Beneficiário:Marice Cândida Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia dentária   Canal radicular   Prognóstico   Tomografia computadorizada de feixe cônico

Resumo

O estudo da morfologia do sistema de canais radiculares é essencial para o correto diagnóstico, terapia e prognóstico do tratamento endodôntico. Existem diversos métodos para o estudo dos canais radiculares, dentre estes a tomografia computadorizada de feixe cônico (cone-beam) - dispositivo de grande avanço para a obtenção de imagens da região de cabeça e pescoço. Este método permite a reprodução de secções do elemento dentário em 3D e a visualização das estruturas em camadas, especialmente os tecidos mineralizados. Na Endodontia, a tomografia computadorizada cone-beam (CBCT) é usada para realizar o diagnóstico periapical, avaliar a anatomia do canal radicular e dos defeitos relacionados às lesões de reabsorção radicular, elucidar suspeitas quanto a perfurações e planejar o tratamento endodôntico. Estudos demonstram que a morfologia dos canais radiculares possui variações em cada grupo de dentes, principalmente em relação aos dentes inferiores, e dentre diferentes grupos étnicos, bem como em cada pessoa. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é analisar os canais radiculares inferiores por meio da tomografia e classificá-los quanto ao tipo, número e localização. Serão analisados 100 exames tomográficos em pacientes de ambos os sexos que possuem todos os dentes anteriores inferiores hígidos, com raízes completamente desenvolvidas e sem reabsorção ou calcificações. Os dentes serão classificados de acordo com o método de Vertucci (1974), seguido da anotação dos números de raízes e canais e suas configurações. Os resultados obtidos serão submetidos ao teste de normalidade para futura escolha do teste estatístico com auxílio do programa SPSS (LEAD Technologies, Inc., Chicago, IL, EUA) de forma descritiva. Ao final deste estudo espera-se elucidar a incidência de canais radiculares e número de raízes de dentes permanentes anteriores inferiores correlacionando com cada grupo de dentes e diferentes grupos étnicos. Esses dados serão importantes para o auxiliar quanto ao diagnóstico, plano de tratamento e C na Endodontia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARICE C.; SOUZA-GABRIEL, ALINE E.; CRUZ-FILHO, ANTONIO M.; SOUSA-NETO, MANOEL D.; SILVA, RICARDO G. Detection of the internal anatomy of lower anterior teeth using cone-beam computed tomography. AUSTRALIAN ENDODONTIC JOURNAL, v. 47, n. 3, p. 442-449, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.