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Escrita acadêmica: desenvolvimento de uma gramática textual básica

Processo: 18/12106-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Esmeralda Vailati Negrão
Beneficiário:Paula Martins de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguística de corpus

Resumo

Esta pesquisa de pós-doutorado inscreve-se no âmbito do projeto transdisciplinar Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA), cujo intuito é contribuir com a qualidade das práticas acadêmicas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sob orientação inicial eminentementeaplicada, o PLEA encontra-se em um momento de ampliação de horizontes, voltado à sistematização de seus problemas teóricos. Dentro desse quadro, a presente propostavisa a analisar textos acadêmicos produzidos por estudantes de graduação. A metodologia interdisciplinar adotada envolve a análise manual baseada na Teoria Gerativa, respaldando a descrição frasal, e na Semiótica Tensiva, amparando a descrição transfrasal, ambas auxiliadas pela análise automática propiciada pela Linguística de Corpus. Como resultado, a análise deve produzir uma gramática textual básica, a qual será composta por elementos que frequentemente geram dificuldades na escrita acadêmica de estudantes, descrevendo suas características textuais de natureza linguística e, com isso, tornando conscientes decisões que habitualmente são delegadas ao conhecimento social, histórico, cultural ou pragmático do aluno.