Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação genética de clusters de metabólitos secundários em isolados clínicos de espécies crípticas do complexo Aspergillus fumigatus (seção Fumigati)

Processo: 19/07526-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Renato Augusto Corrêa dos Santos
Supervisor no Exterior: Antonios Rokas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Vanderbilt University (VU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/21983-3 - Análise genômica de espécies crípticas de Aspergillus, BP.DR
Assunto(s):Genômica   Aspergillus   Metabólitos secundários

Resumo

Aspergillus fumigatus é um importante patógeno humano. Diversas outras espécies que são geneticamente distintas mas morfologicamente idênticas a A. fumigatus também podem causar infecção em humanos. Estas espécies "crípticas" são de crescente preocupação global devida à ocorrência clínica e crescente resistência a antifúngicos quando comparado com A. fumigatus. Análises prévias de patogenicidade entre espécies próximas revelaram grandes diferenças em clusters gênicos de metabólitos secundários, embora os genomas sejam muito similares, destacando as altas taxas evolutivas destes clusters, o que pode contribuir para as diferenças fenotípicas. A proposta atual de estágio em pesquisa no exterior - doutorado no laboratório do Dr. Antonios Rokas, na Vanderbilt University, tem como objetivo analisar clusters de metabólitos secundários em genomas de isolados clínicos de espécies "crípticas" do complexo A. fumigatus - Fumigati, incluindo (i) SNPs e polimorfismos do tipo indel, conteúdo de genes, perda completa de clusters, idiomórficos, de polimorfismos de localição genômica. Uma visão geral da conservação de clusters de metabólitos secundários será também apresentada baseada em análise de ortologia. A caracterização de clusters de genes de metabólitos secundários em espécies crípticas contribuirá de forma significativa no conhecimento sobre estes importantes patógenos fúngicos e a possível relação entre o repertório de clusters gênicos de metabólitos secundários e o fenótipo.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.